Espaço de informação e reflexão sobre a educação, política, mundo do trabalho, cinema, livros e teatro.
domingo, 29 de abril de 2007
Esporte e Educação
sábado, 28 de abril de 2007
Ensino público de qualidade
Inclusão Digital
quinta-feira, 26 de abril de 2007
Paulo Freire
Data: 03 de maio de 2007
Horário: 10h
Local: Auditório Central Bloco João Batista de La Salle
Alfabetização Solidária
Para isso o projeto está disponibilizando para os alunos e professores do curso de Pedagogia e Normal Superior algumas aulas, segue abaixo.
Curso de ExtensãoPRÁTICA PEDAGÓGICA NA PERSPECTIVA HISTÓRICA: UMA PROPOSTA PARA O 1º SEGMENTO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Carga horária: 60hsVagas: 40Início 04/05 e término em 27/07 (somente nas sextas-feiras)Horário: das 14 às 17:30Valor: R$35,00Incrições na sala F-21 das 8h às 12 e das 14h às 18h.Maiores informações: 3356-9170.
quarta-feira, 25 de abril de 2007
História!
Homem assumidamente de hábitos simples e visão otimista da vida, nascido em 21 de Setembro de 1921, no Recife, desde sua iniciação no mundo da educação teve um contato muito próximo e relevante para a sua produção com a realidade dos pobres e humildes. Isso seria fundamental para que sua obra pudesse atingir a envergadura a que chegou.
Ranking escolar. Sim ou Não?
terça-feira, 24 de abril de 2007
Documentário Paulo Freire
O desarme da violência
Alto al trabajo infantil
Tanto rumor de falsa gloria,
Só o silêncio é musical.
Só o silêncio,
A grave solidão individual,
O exílio em si mesmo,
O sonho que não está em parte alguma.
De tão lúcido, sinto-me irreal.
(Dante Milano)
Infelizmente é alarmante há quantidade de crianças em todo o mundo que são explorada no trabalho. São necessárias severas punições aqueles que agem cruelmente com essa violência. No Brasil mais de 5 milhões de jovens e crianças entre 5 e 17 anos de idade trabalha apesar de a lei estabelecer 16 anos como a idade mínima para o ingresso no mercado de trabalho. Tudo isso da inicio ao analfabetismo em todo o mundo, pois desde cedo precisam sair de casa para ajudar no sustento da família. O governo brasileiro vem tentando combater o trabalho infantil, contudo ainda é grande o índice de pessoas que escravizam crianças. Sem perspectiva de vida elas acabam por deixarem suas vidas a própria sortes, ou seja, não freqüentando a escola, envolvendo em trafico de drogas, roubando e até matando.
O Peti( Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) foi implantado pelo governo para diminuir o trabalho infantil e sendo passado para a jornada escolar ampliada. Através de denúncias podemos ajudar a combater essa exploração infantil, ou, queremos que nossas crianças sejam a sucatas do progresso?
http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2003/030428_tperguntas.shtml
Lula lança PAC da Educação para melhorar o ensino
Para o Presidente, o PDE inaugura "um novo século da educação no Brasil". "o século da elite da competência e do saber, e não apenas a elite de berço".
Confira a reportagen na íntegra: http://noticias.correioweb.com.br/materias.php?id=2705395&sub=Brasil
segunda-feira, 23 de abril de 2007
Pedagogia do Oprimido: Alguém quer ler??? Taí o livro!!!
Dia Mundial do Livro
Controladores de vôo: profissão perigo
O Brasil está passando por um momento muito difícil em todos os aeroportos, especialmente em São Paulo o tráfego aéreo está à beira de um colapso. Agora pergunto será culpa dos controladores? A tecnologia atual é cheia de falhas, e as normais internacionais de segurança são desrespeitadas diariamente. Exemplo disso foi aquele acidente com o avião do Gol Vôo 1907 em 29 de setembro de 2006, onde trouxe muita tristeza a todos os familiares, o que é mais assustador é a maneira que a empresa publica fatos como esse, usar aquelas horrorosas fotos para fazer mídia é um absurdo, será que eles não pensam nos familiares das pessoas que ali estavam? De como ficará a vida deles se olharem tais destroço dos corpos? Isso se chama egoísmo.Nas atuais circunstâncias se nada for feito tudo indica que a tendência é ocorrer mais acidentes como esse.
Deficientes aproveitam aniversário de Brasília para protestar na Esplanada
A UNESCO lançou uma publicação muito interessante chamada: O perfil dos professores brasileiros: O que fazem, o que pensam, o que almejam.
Apresenta um retrato dos professores brasileiros dos ensinos fundamental e médio, de escolas públicas e privadas, nas 27 Unidades da Federação.
O estudo foi construído a partir de questionários respondidos por 5 mil professores, sendo 82% da rede pública e 18% da rede privada. Eles representam 1.698.383 docentes.
A pesquisa analisa características sociais, econômicas e profissionais dos docentes. Reúne, também, suas percepções e opiniões a respeito de questões de âmbito social, político e educacional.
Aborda a realidade cotidiana em que vivem, bem como suas perspectivas e aspirações profissionais e suas visões sobre questões emergentes na sociedade (comportamento ético, expressões juvenis, discriminação, criminalidade) e que estão relacionadas com seu trabalho. Finalmente, considera aspectos que interferem na identidade profissional.
O livro está disponível na internet:
http://unesdoc.unesco.org/ulis/cgi-bin/ulis.pl?req=2&mode=e&M069=UNESCO+Brasil*&look=brasilia&database=ged&sc1=1&sc2=1&lin=1&widen=1&ll=s&text=perfil&submit=%A0%A0Buscar%A0%A0
Estou lendo o livro, e fiz uma entrevista com o professor Miguel Ney, da UCB. Ele é muito inteligente.
Gostaria de dividir com vocês, um parte da entrevista.
Espero que gostem.
Nome: Miguel Ney Monteiro
Formação: Pedagogia (graduação); Mestrado em Educação.
Atividades que desenvolve: Magistério superior, gestão.
1. Diante do aumento das exigências em relação ao professor, é cada vez maior o número de responsabilidades. Levando em conta o domínio da disciplina, pede-se que ele seja pedagogo, o organizador de grupo, que cuide do equilíbrio psicológico e afetivo dos alunos, da integração social, da educação sexual, entre outras coisas.Você acredita que isso foge ao papel atribuído ao professor e à escola nos dias atuais?
R. A questão não é nova. Recordo-me que na década de 70 foi publicado um livro muito interessante, onde eram listadas 22 funções do professor, todas elas pertinentes. Tais perfis, na prática, não passam de idealizações, utopias que iluminam a busca da perfeição profissional, que somente pode ser atingida a duras penas e ainda assim de forma incompleta, relativisada pelas condições reais de formação e exercício do magistério. Herdeiros culturais dos gregos, não nos falta imaginação para criar super-heróis ou semi-deuses. Precisamos apenas de bons professores e isto é bem menos do que se propala.
2. Você acha que a educação, hoje, dá ao aluno uma formação sólida capaz de ajudá-lo na sua capacidade de pensar criticamente, de colocar cientificamente os problemas humanos?
R.Sinceramente, acho que não. Seria preciso implantar o primado da educação (moralidade, socialidade, fraternidade) sobre a instrução (intelectualidade, erudição), isto é a primazia da conduta sobre o conhecimento (NEY LOBO). Fazemos – e muito mal – somente instrução. A prova está nas “pérolas” colhidas nos sucessivos ENEMs.
3. Os professores, sem dúvidas, são elementos essenciais para a melhoria da qualidade do ensino e para o progresso social e cultural. Então, por que muitas vezes são vistos como profissionais medíocres, dotados de uma formação deficiente?
R. Há muito que as classes dominantes descobriram que a educação popular de qualidade não faz bem aos seus interesses. Preferem manter o povo na ignorância, para que este não perca sua condição de cliente eterno dos coronéis rurais ou urbanos. Nada mais natural, portanto, que um dos agentes do processo de libertação, o professor, seja achincalhado, humilhado pelos baixos salários e pouco reconhecimento, como parte da estratégia de sucateamento da própria educação. Para uma escola reprodutiva do “status quo” basta um “gerente” pouco qualificado, um sofredor a mais na imensa senzala dos excluídos do projeto civilizatório.
4. “Frequentemente, o educador se sente perdido e jogado à própria sorte, tendo que encontrar por sua conta e risco as saídas possíveis”. Você concorda com essa afirmação? Por quê?
R. Em parte. Nem todos os educadores têm consciência da subjugação ideológica a que se acham expostos. Existem aqueles que se posicionam como “atores” da história e buscam intervir na realidade para modificá-la. Falta, apenas, o senso de organização, como diria Gadotti, para uma ação mais efetiva e necessária para mudar o quadro vigente da educação no país.
5. Em sua opinião, qual é o desafio que se delineia para o professor da área escolar, hoje?
R. A crise de paradigmas pedagógicos, a incerteza em relação ao futuro da própria profissão, são elementos que procuram paralisar a reação do educador. Nada que não possa ser superado, felizmente.
6. Por que a maioria dos estudantes que ingressam em cursos iniciais de formação de professores não se interessam em serem professores?
R. Na sociedade em que vivemos “honra-se o vício dourado” e despreza-se o trabalhador humilde e honesto que luta pela sobrevivência de sua família. Cultuamos os falsos heróis. Os estudantes, os jovens em geral, são enganados pelo paradigma do “ter” em detrimento do paradigma do “ser”.
7. “O Brasil é ainda um país que não alcançou sua cidadania educacional” (CURY 2000). Você concorda com essa afirmação? Por quê?
R. No ranking mundial a nossa contribuição científica e cultural é ainda bastante modesta. Contra fatos não há argumentos.
8. A família hoje, em virtude da incorporação da mulher no trabalho e da redução do numero de seus membros e horas de convívio, vai delegando à escola maior responsabilidades no que diz respeito a um conjunto de valores básicos. Comente.
É verdade. Há sinais de falência da missão educacional da família, que deveria consagrar-se à formação do caráter das crianças e jovens. Este papel está sendo atribuído ao educador profissional, que deve colaborar como uma parceiro dos pais na condução da nossa juventude.
Já existem jovens casais, mais evoluídos, que realizam experiências pedagógicas interessantes. Conheço um deles, formado de um médico e uma advogada, que combinaram trabalhar, profisionalmente, apenas vinte horas semanais, cada um, para darem conta de estarem presentes com os filhinhos de tenra idade. Em uma boa opção, embora tenhamos de reconhecer que nem sempre está disponível para todos.
Poesia: Vi Gente! (J. Reinaldo)
DF: recuperação de computadores ajuda estudantes
sábado, 21 de abril de 2007
Kumon, o que é?
Ministro sugere projeto de lei para educação indígena
sexta-feira, 20 de abril de 2007
Plano de educação sai na próxima semana, diz Lula
“Vamos lançar um programa de educação que dará mais oportunidade para os pobres serem tratados com mais respeito (...) Esse é um programa mais revolucionário; é um programa que daqui 20 anos criará uma geração mais bem formada do que a nossa”, disse o presidente na inauguração do Centro de Recondicionamento de Computadores, no Gama, cidade do Distrito Federal.
quinta-feira, 19 de abril de 2007
Por que continuar lendo Freire?
19 de abril
Segundo o Conselho Indigenista Missionário, os povos indígenas estão presentes em 24 estados da federação vivendo em suas terras tradicionais (demarcadas ou não), além de uma grande quantidade de indígenas morando nos centros urbanos. São mais de 180 línguas, 241 povos e 850 terras indígenas. No endereço:
Como parte da luta dos povos índigenas, será instalada hoje, às 15h, no Palácio do Planalto com a presença do Presidente Lula e de Lideranças Indígenas, a Comissão Nacional de Política Indigenista (CNPI). Serão 20 lideranças indicadas por organizações indígenas e quatro representantes de entidades da sociedade civil que terão assento no colegiado que vai integrar a estrutura do Ministério da Justiça. A CNPI terá a função de propor diretrizes para a política indigenista do governo federal e acompanhar a tramitação de projetos de lei.
Esperamos que com essa iniciativa os Povos Indígenas tenham mais visibilidade na sociedade e no processo de elaboração de políticas públicas para a área.
Aquecimento Global e Educação Ambiental: Uma Pedagogia da Sobrevivência?
A inteligência, as emoções e a Educação, hoje!
quarta-feira, 18 de abril de 2007
O que a senhora vê de positivo nesta parceria?
Após a guerra que tanto devastou aquele país e sua gente, o que há de real enquanto investimento e ajuda de paises estrangeiros?
segunda-feira, 16 de abril de 2007
Portal Domínio Público
O portal foi criado pelo Governo Federal e permite o acesso livre e gratuito aos interessados. Vale acessar esta biblioteca virtual que pode contribuir significativamente para o trabalho de professores e estudantes.
Pacote de obras de Arruda vai priorizar a educação
http://noticias.correioweb.com.br/materias.php?id=2704842&sub=Distrito%20Federal
sábado, 14 de abril de 2007
Parece ser importante equipar a escolas, não temos dúvida disso. Mas, de que adianta comprar computadores se não temos profissionais preparados para trabalhar com os mesmos? Ainda, parece ser absurdo instalar computadores na zona rural, se sabemos que no Brasil as escolas de zona rural estão abandonadas, ou seja, muitas delas não tem nem o básico para os alunos e professores.
Investir na educação é mais que instalar laboratórios de informática, é oferecer oportunidades para que as pessoas exerçam sua cidadania.
sexta-feira, 13 de abril de 2007
A diretora de uma escola do Paraná que não quis se identificar, relata que foi rendida por quatro jovens e abrigada a dirigir por uma hora e meio sob a mira de uma revolver até ser abandonada à beira de uma rodovia. Pouco tempo depois a policia prendeu três dos quatro assaltantes. ERAM ALUNOS DA ESCOLA. Dois deles menores de idade, que já tinham sido suspensos por agressão a professores e colegas. A diretora disse que eles a ameraçara de morte caso ela chamasse a imprensa.
......
Outra agressão. Um aluno de 18 anos atacou uma professora com uma barra de ferro ferindo-lhe o braço. Depois com a ajuda dos colegas ele pós fogo nas cortinas da sala e no livro de ocorrências da escola. "NÓS NÃO ESTAMOS PREPARADOS PARA LIDAR COM MARGINAIS. NÕS ESTAMOS PREPARADOS PARA DAR AULAS", dissse a professora.
Confira estas informações no site www.redeglobo.jornalhoje/com
quinta-feira, 12 de abril de 2007
DCA registra 30 pais agredidos por filhos todo mês
Mais informações, acesse ao site:http://noticias.correioweb.com.br/materias.php?id=2704571&sub=Distrito%2
quarta-feira, 11 de abril de 2007
-PROEJA-
Elaborar uma política pública consistente para garantir a educação profissional de jovens e adultos. Este é o mote do seminário do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja), que começou nesta terça-feira, 10, em Brasília. No evento, que prossegue até o dia 12, os especialistas planejarão a oferta e expansão das vagas do Proeja nos próximos quatro anos.
Participam representantes do Ministério da Educação, União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Conselho dos Diretores das Escolas Técnicas Vinculadas às Universidades Federais (Condetuf), Conselho dos Diretores das Escolas Agrotécnicas Federais (Coneaf), Fórum de Diretores de Pesquisa e Pós-Graduação (Forpog) e Conselho Nacional dos Dirigentes das Escolas de Educação Básica (Condicap).
terça-feira, 10 de abril de 2007
ÁLCOOL PRODUZIDO EM FUNDO DE QUINTAL
Nos últimos anos tem aumentado a produção de combustíveis altenativos, sobretudo o álcool. Além de ser fonte de energia mais limpa em comparação aos combustíveis fósseis, como a gasolina e o óleo diesel, o etanol brasileiro tem custo muito mais baixo do em comparação ao produto elaborado por outros paises. Basicamente graças à matéria-prima utilizada, a cana-de-açúcar. É importante observar que não são apenas os grandes empresários rurais que têm acesso à produção do etanol. Com tecnologia desponíveise barata, pequenos agricultores estão montando mini-usinas em suas próprias fazendas, produzindo álcool e conseguindo abastecer seus carros com o próprio combustível. Não podemos esquecer que o custo de produção desse álcool é baixo e equivale a 10% do que os produtores rurais gastariam nos postos de abastecimento.
segunda-feira, 9 de abril de 2007
A Secretaria de Educação a Distância (Seed/MEC) lançará ainda este mês o 3º Concurso Rived, que premia conteúdos pedagógicos digitais produzidos pela comunidade escolar. Nas duas edições anteriores, foram premiados mais de 50 objetos. Nesta edição, devem ser premiados 80.
sexta-feira, 6 de abril de 2007
Exemplo de como a Tecnologia pode mudar Vidas.
Temos também um problema muito grave em nosso país, que é a falta deste recurso por muitas pessoas, principalmente os mais pobres.
Mais na semana em que se comemorou a Inclusão Digital no Brasil, o Jornal Nacional nos mostrou um exemplo de como uma tecnologia pode transformar vidas. Esta reportagem nos fala de Ronaldo um presidiário que mudou sua vida após começar a utilizar o computador no presídio. “Bem jovem, eu me perdi pelas drogas. Depois veio o vício pelos jogos e a necessidade de ter recursos. E eu comecei a praticar delitos, até o tráfico, até o seqüestro, que me trouxe a cadeia”, conta Ronaldo.
Hoje ele está em liberdade condicional e trabalha na sua casa, onde abriu uma ONG para levar a tecnologia para muitos que não tinham acesso.
“Sempre emociona, reencontrar companheiros que sonharam juntos e, hoje, dão continuidade à construção que nós tivemos lá trás, dando oportunidade, dignidade, ressocialização, a integração com a família” , comenta Ronaldo.
Leia mais no site:
http://jornalnacional.globo.com/Jornalismo/JN/0,,AA1506240-3586-659378,00.html
quinta-feira, 5 de abril de 2007
Inclusão Digital
O Jornal Nacional do dia 30 de março de 2007, nos mostra a dura realidade do nosso país. Esta ferramenta capaz de ser apoio para educação e capaz de transformar a vida de muitos, está ainda muito longe da maioria dos brasileiros, e com isto ficamos mais longe do desenvolvimento.
Saiba mais:
http://jornalnacional.globo.com/Jornalismo/JN/0,,AA1505800-3586-659055,00.html
quarta-feira, 4 de abril de 2007
O Modismo influenciado pela TV.
Com o lançamento da novela Mexicana Rebelde, vimos nossas crianças se tornarem imitações infantis dos personagens. Isso acontece porque todos querem ser como eles. O público infantil faz questão de apresentá-los a todos, com suas formas de se vestir, calçar, falar, com seus cabelos coloridos e etc.
É impressionante como elas se interessam pelo modismo. E com essa grande mania de querer ser rebelde, nem as escolas ficam fora do desfile de roupas e cantigas do grupo RBD. Todos querem estar na moda, e para eles não importa o local.
O importante é estarmos interagido com o assunto, já que eles não param de falar deste modismo. Esse não será o primeiro nem o último modismo a fazer a cabeça do público infantil. Temos que está preparado para outras novidades que ainda estão por vim, pois é sempre bom procuramos uma maneira de ligar estes a um modo de educação, para que as crianças se sintam motivadas. É o caso da escola EM Dom Pedro I, no Rio de Janeiro, que criou uma ponte entre os interesses da turma e o conteúdo escolar, além do envolvimento com trocas de figurinhas e objetos do grupo as crianças estão mais socializadas, e com a língua original dos personagens da novela, os alunos começaram á se interessar mais pelas aulas de Espanhol.
Leia a reportagem: http://revistaescola.abril.com.br/edicoes/0192/aberto/mt_131098.shtml
TV Escola
Câmara debate meia-entrada para estudantes nesta quarta-feira
terça-feira, 3 de abril de 2007
Necessária e Útil, porém Perigosa
Isso acontece por conta do grande número de criminalidade ocorrido na rede virtual.
São várias as ocorrências feitas nas delegacias denunciando esse tipo de crime, entre eles esta o racismo, as fraudes, incentivo ao uso de drogas, pedofilia, prostituição entre outros.
O orkut é a mais nova onda do mundo virtual, e também não fica fora da divulgação da rede do crime.
É preciso sermos precavidos para que este crime não faça parte de nossas vidas. É sempre bom termos a consciência que a internet foi feita para nos ajudar a ter mais conhecimento, beneficio... Mas nem todos a utilizam com essa finalidade, usando a mesma para nos aterrorizar e nos tornarmos escravos da criminalidade virtual.
Correio Brasiliense – Brasília, domingo, 18 de março de 2007.
Assunto: Ameaça virtual vira perigo real
Mário Coelho (Da equipe do Correio)
domingo, 1 de abril de 2007
O homem e sua relação com a tecnologia e a Educação como base fundamental desta relação.
Fala-se muito em tecnologia no mundo atual. As tecnologias são vistas em todos os lugares, na rua, em casa, no trabalho e também na escola. Mais antes de entendermos a importância desta ferramenta que vem se transformando a todo o momento, precisamos entender como e quando o homem sentiu a necessidade para utilizar esta tecnologia.
É importante sabermos que está relação se dá muito antes do que imaginamos, ela se dá desde a pré-história, isto mesmo, desde o Homo Sapiens, e vem se evoluindo com o passar dos anos, até o presente momento com os Homo Cibernéticos. Esta relação se teve também quando o homem sentiu a necessidade de transformação, para que seu dia-a-dia se tornasse mais fácil, e que seus instrumentos pudesse suprir suas necessidades no contexto em que viviam. Não é diferente nos dias atuais onde o homem tem a necessidade de transformação, e a escola sendo um espaço de conhecimento, informação e comunicação, tem como objetivo o desafio do “aprender a aprender”, usando recursos como às tecnologias atuas para que possa aperfeiçoar este conhecimento.
Educação de Jovens e Adultos
Nesta perspectiva, compreende a alfabetização como o início do processo de escolarização e parte integral da política de educação de jovens e adultos.E tem por objetivo incentivar a continuidade dos estudos de modo a fortalecer a educação como instrumento de promoção social, individual e coletivo.
Saiba mais sobre EJA:
http://novaescola.abril.com.br/index.htm?ed/167_nov03/html/encarte
Universidade Nova pode ajudar na expansão de vagas públicas.
Saiba mais sobre o projeto.
Conteúdo cultural e educacional na TV
Na reportagem que segue no link logo abaixo, foi defendido a idéia de que o programa não mostra só a questão da decoreba de palavras. Os consultores Sérgio Nogueira e o músico Tony Belloto fazem definições e mostram sinônimos dos termos que devem ser soletrados no decorrer da prova. Pode não melhorar o desempenho dos alunos de um modo geral, mas se trata de uma competição divertida e educativa.
http://revistaescola.abril.com.br/coluna_denise/