domingo, 29 de abril de 2007

Esporte e Educação


Em tempos de Pan-americano acontecendo no Brasil, é de fundamental importância que este tema seja trabalhado de forma interdisciplinar e não fique a cargo apenas da Educação Física.

O esporte é um campo bastante atrativo, que se bem trabalhado constitui um meio de diminuir a evasão escolar. Este ano, os professores podem utilizar a euforia que toma conta de nosso país em épocas como essa para dar um significado maior tanto para o evento esportivo quanto à aprendizagem do aluno.

sábado, 28 de abril de 2007

Ensino público de qualidade


Criatividade, participação da comunidade e trabalho em equipe. Esses são os ingredientes que fizeram com que 33 escolas públicas se destacassem em pesquisa recente realizada pelo MEC em parceria com a UNESCO. Várias dessas escolas se localizam em regiões pobres do país, e o seu diferencial é o que deveria ser comum a todas: estão voltadas à aprendizagem significativa do aluno e não apenas a seu acesso à escola. A falta de material didático caro não detém professores que querem realizar seu trabalho com qualidade. É claro que isso não quer dizer que tenham que se contentar com uma situação precária. Devem lutar sim por melhores condições, mas nem por isso deixar de fazer um bom trabalho, como é o caso dos professores dessas 33 escolas e de outros tantos que como diria Paulo Freire, "não deixaram de sonhar sonhos possíveis".


Inclusão Digital


Temos ouvido falar bastante em inclusão digital, e várias propostas governamentais têm sido apresentadas e debatidas. Uma delas é a conexão de Internet banda larga que deverá chegar a 10 mil escolas públicas do Brasil. Este é um projeto do Ministério da Educação e do Ministério das Comunicações. Espero que esses projetos tanto de âmbito federal, como este, quanto estadual não fiquem apenas no papel, esbarrando em uma burocracia sem fim ou nos desvios de verbas que infelizmente estamos tão acostumados a ver. Creio que cabe a nós, população, acompanhar e fiscalizar para que não apenas ouçamos falar como também vejamos ser feito.

Para acompanhar mais notícias sobre a inclusão digital: http:///www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u22015.shtml

quinta-feira, 26 de abril de 2007

Paulo Freire


A Universidade Católica de Brasília, promove um encontro com a Professora Ana Maria Araújo Freire, em homenagem ao décimo aniversário da eterna presença de Paulo Freire.
* Na ocasião será inaugurada a Esquina do Inédito-Viável: Núcleo de Encontros Freireanos.

Data: 03 de maio de 2007
Horário: 10h
Local: Auditório Central Bloco João Batista de La Salle

Alfabetização Solidária


Olá pessoal estou participando de um projeto que a Católica disponibiliza para os alunos e comunidades, chama-se Alfabetização Solidária. Gostaria de falar um pouco dele para todos tomarem consciência da importância do analfabetismo no Brasil e quem se interessarem pelo método procurar o projeto. Este projeto está dividido em quatrocomunidades e Gestores: Areal (Deliene), Recanto Das Emas(Rubens),Samambaia(Marcos Grams) e Riacho Fundo II(Elizabeth Aiko) do qual participo voluntariamente, encontra-se na sala F-007. O projeto tem a intenção de diminuir com anlfabetismo e contribui também em municípios dos estados do Nordeste e em cidades-satélites do Distrito Federal; Alfabetizar jovens e adultos - sua preocupação na Educação de Jovens e Adultos (EJA) é a continuidade dos estudos; Realizar formação inicial e continuada aos alfabetizadores; Acompanhar o desenvolvimento pedagógico nas turmas de alfabetização; Supervisionar o trabalho desenvolvido pelos alfabetizadores; Realizar oficinas pedagógicas aos alfabetizadores, para domínio da metodologia de alfabetização; Promover a participação dos alunos dos cursos de graduação na alfabetização; Promover a integração junto aos alunos de cursos de pós-graduação, por meio de pesquisas; Realizar atividades culturais nas turmas de alfabetização.

Para isso o projeto está disponibilizando para os alunos e professores do curso de Pedagogia e Normal Superior algumas aulas, segue abaixo.

Curso de ExtensãoPRÁTICA PEDAGÓGICA NA PERSPECTIVA HISTÓRICA: UMA PROPOSTA PARA O 1º SEGMENTO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Carga horária: 60hsVagas: 40Início 04/05 e término em 27/07 (somente nas sextas-feiras)Horário: das 14 às 17:30Valor: R$35,00Incrições na sala F-21 das 8h às 12 e das 14h às 18h.Maiores informações: 3356-9170.


A situação da educação no Brasil apresentou melhorias significativas nos ultimos anos, entretanto, asituação ainda não é satisfatória, principalmente em algumas regiões do País.


quarta-feira, 25 de abril de 2007

História!


Poucos brasileiros foram tão marcantes para a cultura mundial quanto Paulo Freire. Referência nacional que ganhou o mundo em virtude de sua obra incisiva, renovadora e verdadeiramente revolucionária, o educador pernambucano atravessou os sete mares e fez o percurso inverso de Colombo, Cabral e companhia limitada. Levou para a Europa e para os demais continentes uma contribuição original e necessária para a renovação dos saberes pedagógicos.
Homem assumidamente de hábitos simples e visão otimista da vida, nascido em 21 de Setembro de 1921, no Recife, desde sua iniciação no mundo da educação teve um contato muito próximo e relevante para a sua produção com a realidade dos pobres e humildes. Isso seria fundamental para que sua obra pudesse atingir a envergadura a que chegou.

Ranking escolar. Sim ou Não?


Uma grande polêmica tem sido gerada com a divulgação de resultados da educação no Brasil, como o que foi revelado pela Prova Brasil, aplicado pelo MEC. As escolas são classificadas em um ranking das melhores escolas do país. A polêmica está em saber até que ponto eles contribuem para melhorar a educação. Muitos defendem que essas avaliações e rankings são necessários para que haja uma ação concreta para que os resultados de quem ficou pra trás não se repitam. Há os que afirmam que os rankings diminuem significativamente a auto-estima daqueles que trabalham nessas escolas. E há ainda os que defendem os rankings, mas não a sua divulgação na mídia, passando essa informação apenas para as escolas. O que não se discute é que bons ou ruins, os rankings escolares têm levado as pessoas a terem um olhar mais crítico sobre o ensino no Brasil. Para ver a matéria completa: http://revistaescola.abril.com.br/reportagem/emdia/repsemanal_228233.shtml

terça-feira, 24 de abril de 2007

Documentário Paulo Freire


Estão sendo realizadas em todo o Brasil homenagens a esse grande educador. No dia 2 de maio, faz dez anos que ele faleceu, e o Ministério da Educação realizará, através da Secretaria de Educação a Distância, o lançamento do documentário Paulo Freire Contemporâneo. O vídeo foi produzido através de um concurso lançado pela TV Escola às Universidades, produtoras de vídeo e TV, canais de TV educativos e universitários e mostra como as idéias de Paulo Freire são importantes e atuais para o pensamento do educador. O lançamento acontecerá às 15h, no auditório do edifício-sede do MEC em Brasília. Vale a pena conferir, pois Paulo Freire contribuiu e contribui muito para as transformações que nós educadores tanto buscamos. Para mais informações acesse:http://www.se.df.gov.br/mostranoticia.asp?id=37556&secao=10

O desarme da violência


Rio de Janeiro. Favela Parada de Lucas, terreno dominado pela quadrilha Terceiro Comando. Próximo a favela de Vigário Geral dominada pelo Comando Vermelho. É exatamente entre as duas favelas que fica a escola Ciep Mestre Cartola. Pela fachada marcada de tiros da escola, dá para imaginar a violência que existe ali. Mas ao entrar na escola vemos uma realidade que contraria todo esse cenário de medo e violência. Por trás dos muros pichados e marcados por tiros há uma escola limpa, com capacidade para 600 alunos atendidos em horário integral, onde nunca houve um aluno expulso. O Ciep Mestre Cartola se destaca per ser um local onde a comunidade tem a oportunidade de participar ativamente e onde a questão da violência não é apenas debatida, mas combatida. É um combate em que não são usadas armas e munição, mas trabalho em equipe, cidadania e dedicação. Para conferir a reportagem completa: http://novaescola.abril.com.br/ed/125_set99/html/repcapa.htm

Alto al trabajo infantil


Quais futuros terão essas crianças?


Tanto rumor de falsa gloria,
Só o silêncio é musical.
Só o silêncio,
A grave solidão individual,
O exílio em si mesmo,
O sonho que não está em parte alguma.
De tão lúcido, sinto-me irreal.
(Dante Milano)

Infelizmente é alarmante há quantidade de crianças em todo o mundo que são explorada no trabalho. São necessárias severas punições aqueles que agem cruelmente com essa violência. No Brasil mais de 5 milhões de jovens e crianças entre 5 e 17 anos de idade trabalha apesar de a lei estabelecer 16 anos como a idade mínima para o ingresso no mercado de trabalho. Tudo isso da inicio ao analfabetismo em todo o mundo, pois desde cedo precisam sair de casa para ajudar no sustento da família. O governo brasileiro vem tentando combater o trabalho infantil, contudo ainda é grande o índice de pessoas que escravizam crianças. Sem perspectiva de vida elas acabam por deixarem suas vidas a própria sortes, ou seja, não freqüentando a escola, envolvendo em trafico de drogas, roubando e até matando.
O Peti( Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) foi implantado pelo governo para diminuir o trabalho infantil e sendo passado para a jornada escolar ampliada. Através de denúncias podemos ajudar a combater essa exploração infantil, ou, queremos que nossas crianças sejam a sucatas do progresso?


http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2003/030428_tperguntas.shtml

Lula lança PAC da Educação para melhorar o ensino

O Presidente Lula prometeu, hoje, um aumento "significativo" na verba para a educação pública, o que inclui melhorias na remuneração dos professores.
Para o Presidente, o PDE inaugura "um novo século da educação no Brasil". "o século da elite da competência e do saber, e não apenas a elite de berço".
Confira a reportagen na íntegra: http://noticias.correioweb.com.br/materias.php?id=2705395&sub=Brasil

segunda-feira, 23 de abril de 2007

Pedagogia do Oprimido: Alguém quer ler??? Taí o livro!!!


Pedagogia do Oprimido, de Paulo Freire, dispensa apresentações; simplesmente é um livro fantástico que expressa a luta pelos direitos do oprimido, "dos esfarrapados do mundo"! Como estudantes de Pedagogia, seria muito estranho para nós, terminarmos o curso sem conhecer esta obra fascinante. Por isso, para que ninguém diga que é dificil encontrá-lo, ou que, nunca ouviu falar, ei-lo aí, totalmente disponível àqueles que desejam conhecer a pedagogia libertadora, capaz de nos fazer mais sensíveis diante das causas populares.

Clique aqui e deguste o livro:

Dia Mundial do Livro

A Câmara do Livro do Distrito Federal lança nesta segunda - feira, dia Mundial do Livro e do Direito do Autor, no Pátio Brasil Shopping às 10h um projeto que tem como objetivo democratizar o acesso ao livro. Confiram mais informações no http://divirta-se.correioweb.com.br/lazer.htm

Controladores de vôo: profissão perigo


O Brasil está passando por um momento muito difícil em todos os aeroportos, especialmente em São Paulo o tráfego aéreo está à beira de um colapso. Agora pergunto será culpa dos controladores? A tecnologia atual é cheia de falhas, e as normais internacionais de segurança são desrespeitadas diariamente. Exemplo disso foi aquele acidente com o avião do Gol Vôo 1907 em 29 de setembro de 2006, onde trouxe muita tristeza a todos os familiares, o que é mais assustador é a maneira que a empresa publica fatos como esse, usar aquelas horrorosas fotos para fazer mídia é um absurdo, será que eles não pensam nos familiares das pessoas que ali estavam? De como ficará a vida deles se olharem tais destroço dos corpos? Isso se chama egoísmo.Nas atuais circunstâncias se nada for feito tudo indica que a tendência é ocorrer mais acidentes como esse.

Deficientes aproveitam aniversário de Brasília para protestar na Esplanada

Cerca de 150 deficientes físicos e auditivos, além de familiares, aproveitaram o aniversário de Brasília para fazer um protesto. Com faixas, apitos e nariz de palhaço, eles fizeram neste sábado um ato para reivindicar mais acessibilidade dos portadores de deficiência na capital federal. Muitos dos deficientes têm capacidade de trabalhar e são discriminados ao procurarem, da mesma forma que os “normais”tem direito ao trabalho eles também têm, como varias outra coisas que lhes são negadas pela sociedade. Nós somos preconceitos não podemos ver alguém chegando perto de nós sujo ou mal vestido que já pensamos que vai nos roubar ou matar. A sociedade pode contribuir muito com todos eles a começar pela forma como os olhas, os tocam ou na forma de falar. Todos eles têm direito a freqüentarem uma escola especializada para se locomoverem, é bom enfatizar que toda criança é educável, facilidades para saírem de suas casas e poderem usar os meios de transporte é outro ponto importe de destacar, pois aí o governo falha muito. Todos os portadores de necessidades especiais devem ser respeitados.



A UNESCO lançou uma publicação muito interessante chamada: O perfil dos professores brasileiros: O que fazem, o que pensam, o que almejam.
Apresenta um retrato dos professores brasileiros dos ensinos fundamental e médio, de escolas públicas e privadas, nas 27 Unidades da Federação.
O estudo foi construído a partir de questionários respondidos por 5 mil professores, sendo 82% da rede pública e 18% da rede privada. Eles representam 1.698.383 docentes.
A pesquisa analisa características sociais, econômicas e profissionais dos docentes. Reúne, também, suas percepções e opiniões a respeito de questões de âmbito social, político e educacional.
Aborda a realidade cotidiana em que vivem, bem como suas perspectivas e aspirações profissionais e suas visões sobre questões emergentes na sociedade (comportamento ético, expressões juvenis, discriminação, criminalidade) e que estão relacionadas com seu trabalho. Finalmente, considera aspectos que interferem na identidade profissional.
O livro está disponível na internet:

http://unesdoc.unesco.org/ulis/cgi-bin/ulis.pl?req=2&mode=e&M069=UNESCO+Brasil*&look=brasilia&database=ged&sc1=1&sc2=1&lin=1&widen=1&ll=s&text=perfil&submit=%A0%A0Buscar%A0%A0



Estou lendo o livro, e fiz uma entrevista com o professor Miguel Ney, da UCB. Ele é muito inteligente.
Gostaria de dividir com vocês, um parte da entrevista.
Espero que gostem.


Nome: Miguel Ney Monteiro
Formação: Pedagogia (graduação); Mestrado em Educação.
Atividades que desenvolve: Magistério superior, gestão.


1. Diante do aumento das exigências em relação ao professor, é cada vez maior o número de responsabilidades. Levando em conta o domínio da disciplina, pede-se que ele seja pedagogo, o organizador de grupo, que cuide do equilíbrio psicológico e afetivo dos alunos, da integração social, da educação sexual, entre outras coisas.Você acredita que isso foge ao papel atribuído ao professor e à escola nos dias atuais?

R. A questão não é nova. Recordo-me que na década de 70 foi publicado um livro muito interessante, onde eram listadas 22 funções do professor, todas elas pertinentes. Tais perfis, na prática, não passam de idealizações, utopias que iluminam a busca da perfeição profissional, que somente pode ser atingida a duras penas e ainda assim de forma incompleta, relativisada pelas condições reais de formação e exercício do magistério. Herdeiros culturais dos gregos, não nos falta imaginação para criar super-heróis ou semi-deuses. Precisamos apenas de bons professores e isto é bem menos do que se propala.

2. Você acha que a educação, hoje, dá ao aluno uma formação sólida capaz de ajudá-lo na sua capacidade de pensar criticamente, de colocar cientificamente os problemas humanos?

R.Sinceramente, acho que não. Seria preciso implantar o primado da educação (moralidade, socialidade, fraternidade) sobre a instrução (intelectualidade, erudição), isto é a primazia da conduta sobre o conhecimento (NEY LOBO). Fazemos – e muito mal – somente instrução. A prova está nas “pérolas” colhidas nos sucessivos ENEMs.

3. Os professores, sem dúvidas, são elementos essenciais para a melhoria da qualidade do ensino e para o progresso social e cultural. Então, por que muitas vezes são vistos como profissionais medíocres, dotados de uma formação deficiente?

R. Há muito que as classes dominantes descobriram que a educação popular de qualidade não faz bem aos seus interesses. Preferem manter o povo na ignorância, para que este não perca sua condição de cliente eterno dos coronéis rurais ou urbanos. Nada mais natural, portanto, que um dos agentes do processo de libertação, o professor, seja achincalhado, humilhado pelos baixos salários e pouco reconhecimento, como parte da estratégia de sucateamento da própria educação. Para uma escola reprodutiva do “status quo” basta um “gerente” pouco qualificado, um sofredor a mais na imensa senzala dos excluídos do projeto civilizatório.


4. “Frequentemente, o educador se sente perdido e jogado à própria sorte, tendo que encontrar por sua conta e risco as saídas possíveis”. Você concorda com essa afirmação? Por quê?

R. Em parte. Nem todos os educadores têm consciência da subjugação ideológica a que se acham expostos. Existem aqueles que se posicionam como “atores” da história e buscam intervir na realidade para modificá-la. Falta, apenas, o senso de organização, como diria Gadotti, para uma ação mais efetiva e necessária para mudar o quadro vigente da educação no país.

5. Em sua opinião, qual é o desafio que se delineia para o professor da área escolar, hoje?

R. A crise de paradigmas pedagógicos, a incerteza em relação ao futuro da própria profissão, são elementos que procuram paralisar a reação do educador. Nada que não possa ser superado, felizmente.

6. Por que a maioria dos estudantes que ingressam em cursos iniciais de formação de professores não se interessam em serem professores?

R. Na sociedade em que vivemos “honra-se o vício dourado” e despreza-se o trabalhador humilde e honesto que luta pela sobrevivência de sua família. Cultuamos os falsos heróis. Os estudantes, os jovens em geral, são enganados pelo paradigma do “ter” em detrimento do paradigma do “ser”.

7. “O Brasil é ainda um país que não alcançou sua cidadania educacional” (CURY 2000). Você concorda com essa afirmação? Por quê?

R. No ranking mundial a nossa contribuição científica e cultural é ainda bastante modesta. Contra fatos não há argumentos.

8. A família hoje, em virtude da incorporação da mulher no trabalho e da redução do numero de seus membros e horas de convívio, vai delegando à escola maior responsabilidades no que diz respeito a um conjunto de valores básicos. Comente.

É verdade. Há sinais de falência da missão educacional da família, que deveria consagrar-se à formação do caráter das crianças e jovens. Este papel está sendo atribuído ao educador profissional, que deve colaborar como uma parceiro dos pais na condução da nossa juventude.
Já existem jovens casais, mais evoluídos, que realizam experiências pedagógicas interessantes. Conheço um deles, formado de um médico e uma advogada, que combinaram trabalhar, profisionalmente, apenas vinte horas semanais, cada um, para darem conta de estarem presentes com os filhinhos de tenra idade. Em uma boa opção, embora tenhamos de reconhecer que nem sempre está disponível para todos.









Poesia: Vi Gente! (J. Reinaldo)


Eu me coloquei a pensar, e saindo de mim mesmo me dispus a comtemplar o mundo

Contempla-lo de fora, como se a ele eu não pertensesse

Olhando daqui me questionei, se algo poderia ser feito...

A máquina da desumanização está a solta, está a transformar homens em trapos esfarrapados

Vejam só! Ela está a esmagar os sonhos, a destruir quem se atreva a lutar...

Olhem só! A máquina está a falar, declarando que é hora de correr em busca dessa tal prosperidade...Mas ela mesma sabe que a maioria não alcançará a linha de chegada.

Vi gente, muita gente...homens e mulheres

Vi jovens, velhos e crianças na margem do caminho

Vi lágrimas, sofrimento, vi o lamento dos esmagados, dos chamados derrotados!

"São vagabundos!" Esse é o grito que ouço dos que estão a frente na corrida

Vi vidas, muitas vidas, mas elas passaram desapercebidas

Vi rostos, muitos rostos, com vergonha de suas feridas

Vi dor e medo no olhar daqueles desumanizados... Mas ouvi da Máquina: "É assim mesmo, nada pode ser feito"

Vi corações que já quase não batiam, vi asas que já não se abriam

Vi mãos que já estavam cativas, vi muitos olhares mirados no chão

Continuando a contemplar, vi que alguns começaram a se levantar e a trilhar um caminho oposto ao da maioria...

Então comecei a ver o que antes não via... Vi utopias a brotar desses tais desgraçados!

Vi a força para lutar, pois eles começaram a marchar

Vi gente, muita gente a mudar de direção... Caindo em mim percebi que, não posso estar aqui sem lutar, sem falar, sem me expor... Não posso estar aqui por simplesmente estar, querendo salvar a minha pele, sendo omisso ao que me concerne.

É o momento de seguir outro caminho, muito pode ser feito por aqueles que não tem medo de sonhar!

DF: recuperação de computadores ajuda estudantes


O conserto de computadores tem mudado a rotina de estudantes carentes do Distrito Federal. Desde o início do ano, 28 jovens do Gama, cidade que fica a 30 km de Brasília, e de outras regiões próximas a capital federal trabalham na recuperação de computadores, monitores, impressoras e teclados no Centro de Recondicionamento de Computadores do Gama.http://noticias.terra.com.br/educacao/interna/0,,OI1564940-EI8266,00.html

sábado, 21 de abril de 2007

Kumon, o que é?


O século XX foi berço de grandes avanços e descobertas científicas, técnológicas e com certeza , pedagógicas. Nascido em 1954, o método Kumon, faz parte das tendências pedagógicas do oriente, as quais não estamos habituados a estudar. Hoje, quem não ouve falar do Kumon? Esse método tem crescido bastante em nosso país, chegando a ter 120 mil alunos em suas unidades espalhadas por todo o Brasil.

O método Kumon foi criado para despertar no aluno a concentração, o raciocinio lógico e a disciplina, levando o educando a uma autonomia. É de vital importancia para nós futuros pedagogos, compromissados com a educação desde já, conhecermos as várias tendências pedagógicas, e o kumon é o exemplo de algo que tem dado certo.

Ministro sugere projeto de lei para educação indígena


O ministro da Educação, Fernando Haddad, solicitou às lideranças indígenas a elaboração de um documento que liste todas as dificuldades da área. Em reunião com professores indígenas na sede do Ministério da Educação, ocorrida nesta quarta-feira, 18, Haddad defendeu a elaboração de um projeto de lei que trate especificamente da educação indígena. “Se a comunidade se organizar e colocar no papel todos os obstáculos legais e normativos que impedem novos avanços para a educação escolar indígena, o MEC se compromete a tramitar no Executivo esse PL para encaminhamento ao Congresso Nacional”, garantiu.


sexta-feira, 20 de abril de 2007

Plano de educação sai na próxima semana, diz Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta sexta-feira (20) que o lançamento do Programa de Desenvolvimento da Educação (PDE), que visa reverter deficiências, sobretudo, no ensino básico, será na semana que vem. O PDE vem sendo discutido desde o final do ano passado e havia expectativa de ser divulgado em março.
“Vamos lançar um programa de educação que dará mais oportunidade para os pobres serem tratados com mais respeito (...) Esse é um programa mais revolucionário; é um programa que daqui 20 anos criará uma geração mais bem formada do que a nossa”, disse o presidente na inauguração do Centro de Recondicionamento de Computadores, no Gama, cidade do Distrito Federal.

quinta-feira, 19 de abril de 2007

Por que continuar lendo Freire?


Depois de tantos anos, a pedagogia de Paulo Freire ainda continua bastante atual. Será que ainda podemos aprender com ele sobre educação, e termos uma visão critica da realidade que nos cerca? Por que continuar lendo Freire? Será que vale a pena? O questionamento fica, para que sobre ele reflitamos, e nos aproximemos mais do pensamento de um dos maiores educadores que já existiu. Vejamos o que Moacir Gadotti nos responde acerca dessa interrogação: Diante de tantos desafios, por que continuar lendo Freire?http://www.paulofreire.org/Moacir_Gadotti/Artigos/Portugues/Gadotti_sobre_Freire/Porque_continuar_lendo_Freire_2002.pdf

19 de abril


Neste 19 de abril de 2007 não podemos, como educadores, deixar de refletir sobre a situação dos povos indígenas que eram maioria antes da colonização portuguesa, e hoje, não chegam a 1 milhão, de acordo com o IBGE/2000.

Segundo o Conselho Indigenista Missionário, os povos indígenas estão presentes em 24 estados da federação vivendo em suas terras tradicionais (demarcadas ou não), além de uma grande quantidade de indígenas morando nos centros urbanos. São mais de 180 línguas, 241 povos e 850 terras indígenas. No endereço:
http://www.cimi.org.br/?system=news&action=read&id=599&eid=292 vocês encontrarão informações sobre os 241 povos indígenas que vivem no Brasil.

Como parte da luta dos povos índigenas, será instalada hoje, às 15h, no Palácio do Planalto com a presença do Presidente Lula e de Lideranças Indígenas, a Comissão Nacional de Política Indigenista (CNPI). Serão 20 lideranças indicadas por organizações indígenas e quatro representantes de entidades da sociedade civil que terão assento no colegiado que vai integrar a estrutura do Ministério da Justiça. A CNPI terá a função de propor diretrizes para a política indigenista do governo federal e acompanhar a tramitação de projetos de lei.

Esperamos que com essa iniciativa os Povos Indígenas tenham mais visibilidade na sociedade e no processo de elaboração de políticas públicas para a área.

Aquecimento Global e Educação Ambiental: Uma Pedagogia da Sobrevivência?


Desde que nos entendemos por gente, sempre ouvimos falar da importância de se preservar o meio ambiente, de sermos contra o desmatamento das florestas, etc. Tudo isso em prol do nosso bem, de um futuro mais tranquilo para a humanidade. Pois bem, esse futuro já chegou, e ele vem até nós de forma preocupante e alarmante.

A existência de atmosfera é essencial para a manutenção da biosfera terrestre. Se não existisse essa estrutura gasosa, não ocorreriam ventos, nuvens, chuvas e outros fenômenos e, não haveria vida na Terra. A natureza dá sinais aos inquilinos, animais principalmente, que é preciso agir e rápido para preservar o planeta.Segundo George Bernard Shaw, dramaturgo irlandês (1856-1950) “Os seres humanos nascem ignorantes, mas são necessários anos de escolaridade para torná-los estúpidos”. Isso mostra quanto o ser humano está despreparado para uma crise ambiental.Genebaldo Freire Dias diz que: “O Brasil não tem uma política educacional definida, muito menos uma política para a chamada Educação Ambiental”. O Brasil melhorou alguns de seus índices: maior expectativa de vida, mais alfabetização, maior espaço para as mulheres, menor taxa de mortalidade, porém não melhorou seu nível de conscientização frente aos problemas ambientais. Qual a relação entre o Brasil e a Educação Ambiental (EA) com o Aquecimento Global? Tudo.

É através da EA que podemos mostrar a sociedade em geral como o homem modifica o ambiente empurrado por padrões de consumo insustentáveis, impostos por matrizes de desenvolvimento insanos, associados a um crescimento populacional.


A inteligência, as emoções e a Educação, hoje!


Há algum tempo, na Educação, tem se discutido a importância de se reconhecer no aluno(ser humano) outros tipos de inteligências, que não seja a intelectual. Cada vez mais ouvimos falar da chamada inteligência emocional. Embora este seja um assunto vital para todos os aspectos da Educação, é necessário que pais e educadores olhem essa discussão com cuidado, para não criar novos mitos, simplesmente substituindo o conceito de Quociente Intelectual pelo de Quociente Emocional.

Goleman (http://www.objetiva.com.br/objetiva/cs/?q=node/285) chega mesmo a afirmar que 80% das chances de sucesso de um indivíduo são determinadas pelo chamado Q.E. (quociente emocional) e 20% pelo que chamamos de Q.I.

A reafirmação da importância da emoção para o desenvolvimento humano não é exatamente nova. Muitas correntes da psicologia e da pedagogia têm reconhecido e valorizado o aspecto emocional há muitos anos, e algumas escolas, como a Móbile, sempre assimilaram em seu projeto pedagógico e em seu ambiente de ensino tal princípio. Por esse motivo, há poucas semanas, a Móbile foi citada pela Veja, em reportagem sobre o assunto.Qual é a novidade desta discussão, enfim? Há pelo menos três aspectos novos, que justificam o grande interesse do tema, hoje:o livro de Goleman, psicólogo e jornalista, reúne muitos trabalhos científicos em uma linguagem acessível para um público não-especialista; o reconhecimento de que as características emocionais de uma pessoa não estão predeterminadas, mas podem ser desenvolvidas através de um trabalho educativo; e, por fim, o momento que vivemos, marcado, entre outras características, por uma nova organização do trabalho. Essa nova organização valoriza justamente a capacidade dos indivíduos de agir cooperativamente, pensar em grupo e enfrentar situações novas.http://www.escolamobile.com.br/artigos/intelig.htm


quarta-feira, 18 de abril de 2007

Educação a distância

-Angola-
Estamos publicando uma entervista feita com a professora Lêda, depois de sua viagem a Angola.


Professora Lêda, a CATÓLICA desenvolve projetos sociais/pedagógicos em alguns paises africanos como é o caso de Angola, país que a senhora visitou recentemente. Quais são estes projetos?
A UCB, por meio da Universidade Católica Virtual de Brasília tem 2 pólos de educação a distância em Angola nas cidades de Luanda e Dondo. Em parceria com os Salesianos de Angola,foram criados dois pólos para que os nossos cursos a distância possam ser acessíveis aos angolanos. No momento temos alunos de graduação nos cursos de Administração e Tecnologia em Gestão Financeira.


O que a senhora vê de positivo nesta parceria?
Considerando o papel de uma universidade católica, esta parceria objetiva contribuir com o desenvolvimento educacional de Angola, país marcado por guerras e uma terrível colonização portuguesa.



Após a guerra que tanto devastou aquele país e sua gente, o que há de real enquanto investimento e ajuda de paises estrangeiros?
Estive em Angola para contribuir com a organização dos estudos dos nossos alunos, portanto, não tenho conhecimento das parcerias que o Governo tem feito com outros países. Onde andei observei trabalho voluntário de pessoas de vários países. Este trabalho voluntário é articulado pelos salesianos que tem um belo trabalho com a juventude em Angola.


Saiba mais sobre Educação a distância da UCB.

segunda-feira, 16 de abril de 2007

Portal Domínio Público

O Portal Domínio Público (http://www.dominiopublico.gov.br), conta com um acervo de 500 obras para leitores interessados em clássicos da literatura brasileira e estrangeira, além de materiais de conteúdo artístico e científico.

O portal foi criado pelo Governo Federal e permite o acesso livre e gratuito aos interessados. Vale acessar esta biblioteca virtual que pode contribuir significativamente para o trabalho de professores e estudantes.

Pacote de obras de Arruda vai priorizar a educação

Arruda irá destinar verbas para a educação. A primeira ação será o investimento em construção e reformas de 22 escolas. Serão 336 milhões para área da educação. Confira!
http://noticias.correioweb.com.br/materias.php?id=2704842&sub=Distrito%20Federal

sábado, 14 de abril de 2007

Governo federal vai comprar 520 mil PCs para escolas públicas até 2010



O governo federal pretende comprar 520 mil computadores para equipar escolas públicas de níveis médio e fundamental - urbanas e rurais - ao longo dos próximos três anos.


Parece ser importante equipar a escolas, não temos dúvida disso. Mas, de que adianta comprar computadores se não temos profissionais preparados para trabalhar com os mesmos? Ainda, parece ser absurdo instalar computadores na zona rural, se sabemos que no Brasil as escolas de zona rural estão abandonadas, ou seja, muitas delas não tem nem o básico para os alunos e professores.
Investir na educação é mais que instalar laboratórios de informática, é oferecer oportunidades para que as pessoas exerçam sua cidadania.


sexta-feira, 13 de abril de 2007



VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS



A Rede Globo de Televisão esta semana nas edições do Jornal Hoje, vem exibindo reportagens sobre os problemas enfrentados por crianças brasileiras para conseguir estudar. Exibe também esforços de professores em todo o país para oferecer um ensino de qualidade. A primeira reportagem da série aborda um tipo de violência que desafia as autoridades; estudantes que agridem professores dentro e fora da sala de aula. No Paraná educadores vão usar parte do horário das aulas para tentar encontrar saída para enfrentar o problema.
A diretora de uma escola do Paraná que não quis se identificar, relata que foi rendida por quatro jovens e abrigada a dirigir por uma hora e meio sob a mira de uma revolver até ser abandonada à beira de uma rodovia. Pouco tempo depois a policia prendeu três dos quatro assaltantes. ERAM ALUNOS DA ESCOLA. Dois deles menores de idade, que já tinham sido suspensos por agressão a professores e colegas. A diretora disse que eles a ameraçara de morte caso ela chamasse a imprensa.

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Outra agressão. Um aluno de 18 anos atacou uma professora com uma barra de ferro ferindo-lhe o braço. Depois com a ajuda dos colegas ele pós fogo nas cortinas da sala e no livro de ocorrências da escola. "NÓS NÃO ESTAMOS PREPARADOS PARA LIDAR COM MARGINAIS. NÕS ESTAMOS PREPARADOS PARA DAR AULAS", dissse a professora.

Confira estas informações no site www.redeglobo.jornalhoje/com

quinta-feira, 12 de abril de 2007

DCA registra 30 pais agredidos por filhos todo mês

Jovens entre 14 a 17 anos agridem seus pais no DF. Ainda não há estatísticas exatas sobre o assunto, mas a titular da Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA), Selma Carmona diz que os casos aumentaram significamente.
Mais informações, acesse ao site:http://noticias.correioweb.com.br/materias.php?id=2704571&sub=Distrito%2

quarta-feira, 11 de abril de 2007

Seminário debate rumos da educação profissional em Brasília

-PROEJA-

Elaborar uma política pública consistente para garantir a educação profissional de jovens e adultos. Este é o mote do seminário do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja), que começou nesta terça-feira, 10, em Brasília. No evento, que prossegue até o dia 12, os especialistas planejarão a oferta e expansão das vagas do Proeja nos próximos quatro anos.

Participam representantes do Ministério da Educação, União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Conselho dos Diretores das Escolas Técnicas Vinculadas às Universidades Federais (Condetuf), Conselho dos Diretores das Escolas Agrotécnicas Federais (Coneaf), Fórum de Diretores de Pesquisa e Pós-Graduação (Forpog) e Conselho Nacional dos Dirigentes das Escolas de Educação Básica (Condicap).




Plenário regulamenta Fundeb e inclui creches comunitárias



Plenário aprovou hoje a Medida Provisória 339/06, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), criado pela Emenda Constitucional 53 para ampliar as áreas atualmente abrangidas pelo Fundeb. A MP será votada ainda pelo Senado.A matéria foi aprovada na forma do projeto de lei de conversão da deputada Fátima Bezerra (PT-RN), que incorporou diversas alterações sugeridas depois de ouvir representantes do setor. Uma delas é a inclusão das creches comunitárias entre as que podem receber recursos do Fundeb, desde que seja oferecida educação infantil para crianças de até três anos.Poderão contar com os recursos as instituições comunitárias, confessionais ou filantrópicas sem fins lucrativos conveniadas com o Poder Público. Para ter acesso ao dinheiro, elas deverão cumprir requisitos como ter certificado do Conselho Nacional de Assistência Social, atender a padrões mínimos de qualidade e oferecer igualdade de condições de acesso aos alunos, com atendimento gratuito a todos eles. No período de transição, serão aceitas, por quatro anos, as matrículas de crianças de quatro e cinco anos.



terça-feira, 10 de abril de 2007

AVANÇO DA TECNOLOGIA
ÁLCOOL PRODUZIDO EM FUNDO DE QUINTAL



No momento em que o mundo inteiro discute questões básicas e importantes para a sobrevivência do planeta Terra, para tentar encontrar saida para resolver o problema com o aquecimento global, os agricultores brasileiros estão fazendo a sua parte.
Nos últimos anos tem aumentado a produção de combustíveis altenativos, sobretudo o álcool. Além de ser fonte de energia mais limpa em comparação aos combustíveis fósseis, como a gasolina e o óleo diesel, o etanol brasileiro tem custo muito mais baixo do em comparação ao produto elaborado por outros paises. Basicamente graças à matéria-prima utilizada, a cana-de-açúcar. É importante observar que não são apenas os grandes empresários rurais que têm acesso à produção do etanol. Com tecnologia desponíveise barata, pequenos agricultores estão montando mini-usinas em suas próprias fazendas, produzindo álcool e conseguindo abastecer seus carros com o próprio combustível. Não podemos esquecer que o custo de produção desse álcool é baixo e equivale a 10% do que os produtores rurais gastariam nos postos de abastecimento.
Você poderá conferir esta reportagem e outras na edição, GLOBO RUAL - ABRIL 2007 - ANO 22 - N.258 ou no SITE psoares@edglobo.com.br

segunda-feira, 9 de abril de 2007

Segunda-feira, 09 de abril de 2007


Ministério da Educação premia conteúdos pedagógicos digitais


A Secretaria de Educação a Distância (Seed/MEC) lançará ainda este mês o 3º Concurso Rived, que premia conteúdos pedagógicos digitais produzidos pela comunidade escolar. Nas duas edições anteriores, foram premiados mais de 50 objetos. Nesta edição, devem ser premiados 80.
Saiba mais em:

sexta-feira, 6 de abril de 2007

Exemplo de como a Tecnologia pode mudar Vidas.



Sabemos que muitas tecnologias que estão em nosso meio nos trazem muitos problemas e medo, devido à utilização erronia de muitos que usam esta ferramenta para divulgarem coisas sem valores éticos e moral.
Temos também um problema muito grave em nosso país, que é a falta deste recurso por muitas pessoas, principalmente os mais pobres.
Mais na semana em que se comemorou a Inclusão Digital no Brasil, o Jornal Nacional nos mostrou um exemplo de como uma tecnologia pode transformar vidas. Esta reportagem nos fala de Ronaldo um presidiário que mudou sua vida após começar a utilizar o computador no presídio. “Bem jovem, eu me perdi pelas drogas. Depois veio o vício pelos jogos e a necessidade de ter recursos. E eu comecei a praticar delitos, até o tráfico, até o seqüestro, que me trouxe a cadeia”, conta Ronaldo.
Hoje ele está em liberdade condicional e trabalha na sua casa, onde abriu uma ONG para levar a tecnologia para muitos que não tinham acesso.
“Sempre emociona, reencontrar companheiros que sonharam juntos e, hoje, dão continuidade à construção que nós tivemos lá trás, dando oportunidade, dignidade, ressocialização, a integração com a família” , comenta Ronaldo.

Leia mais no site:

http://jornalnacional.globo.com/Jornalismo/JN/0,,AA1506240-3586-659378,00.html

quinta-feira, 5 de abril de 2007

Inclusão Digital


Na semana do dia 26 à 30 de março, foi realizada a Semana da Inclusão Digital, onde se debateu assuntos relacionados e este grande mundo da informação tecnológica. Mais quando falamos em Inclusão Digital , estamos falando de um indivíduo até uma sociedade por inteiro fazendo parte desde processo, mais infelizmente isto não acontece com a maioria da sociedade.
O Jornal Nacional do dia 30 de março de 2007, nos mostra a dura realidade do nosso país. Esta ferramenta capaz de ser apoio para educação e capaz de transformar a vida de muitos, está ainda muito longe da maioria dos brasileiros, e com isto ficamos mais longe do desenvolvimento.


Saiba mais:

http://jornalnacional.globo.com/Jornalismo/JN/0,,AA1505800-3586-659055,00.html

quarta-feira, 4 de abril de 2007

O Modismo influenciado pela TV.


Com o lançamento da novela Mexicana Rebelde, vimos nossas crianças se tornarem imitações infantis dos personagens. Isso acontece porque todos querem ser como eles. O público infantil faz questão de apresentá-los a todos, com suas formas de se vestir, calçar, falar, com seus cabelos coloridos e etc.
É impressionante como elas se interessam pelo modismo. E com essa grande mania de querer ser rebelde, nem as escolas ficam fora do desfile de roupas e cantigas do grupo RBD. Todos querem estar na moda, e para eles não importa o local.
O importante é estarmos interagido com o assunto, já que eles não param de falar deste modismo. Esse não será o primeiro nem o último modismo a fazer a cabeça do público infantil. Temos que está preparado para outras novidades que ainda estão por vim, pois é sempre bom procuramos uma maneira de ligar estes a um modo de educação, para que as crianças se sintam motivadas. É o caso da escola EM Dom Pedro I, no Rio de Janeiro, que criou uma ponte entre os interesses da turma e o conteúdo escolar, além do envolvimento com trocas de figurinhas e objetos do grupo as crianças estão mais socializadas, e com a língua original dos personagens da novela, os alunos começaram á se interessar mais pelas aulas de Espanhol.
obs: Na foto, Anna Beatriz e Ana Luiza.

Leia a reportagem: http://revistaescola.abril.com.br/edicoes/0192/aberto/mt_131098.shtml




TV Escola

A TV Escola é um Programa da Secretaria de Educação a Distância, do Ministério da Educação, dirigido à capacitação, atualização e aperfeiçoamento de professores da Educação Básica e ao enriquecimento do processo de ensino-aprendizagem.

Câmara debate meia-entrada para estudantes nesta quarta-feira

Estudantes Universitários de Brasília e Entorno da (FEUBE) reinvindicam um desconto em cima do desconto dado a outras pessoas que, em alguns eventos, doam 1 kg de alimento não perecível. Para conferir, entre no link :http://noticias.correioweb.com.br/materias.php?id=2703871&sub=Distrito

terça-feira, 3 de abril de 2007

Necessária e Útil, porém Perigosa



Vemos nos dias de hoje que a internet além de nos trazer benefícios também nos traz medo por conta do mau uso por parte de pessoas inescrupulosas.
Isso acontece por conta do grande número de criminalidade ocorrido na rede virtual.
São várias as ocorrências feitas nas delegacias denunciando esse tipo de crime, entre eles esta o racismo, as fraudes, incentivo ao uso de drogas, pedofilia, prostituição entre outros.
O orkut é a mais nova onda do mundo virtual, e também não fica fora da divulgação da rede do crime.
É preciso sermos precavidos para que este crime não faça parte de nossas vidas. É sempre bom termos a consciência que a internet foi feita para nos ajudar a ter mais conhecimento, beneficio... Mas nem todos a utilizam com essa finalidade, usando a mesma para nos aterrorizar e nos tornarmos escravos da criminalidade virtual.


Correio Brasiliense – Brasília, domingo, 18 de março de 2007.
Assunto: Ameaça virtual vira perigo real
Mário Coelho (Da equipe do Correio)

domingo, 1 de abril de 2007

O homem e sua relação com a tecnologia e a Educação como base fundamental desta relação.


Fala-se muito em tecnologia no mundo atual. As tecnologias são vistas em todos os lugares, na rua, em casa, no trabalho e também na escola. Mais antes de entendermos a importância desta ferramenta que vem se transformando a todo o momento, precisamos entender como e quando o homem sentiu a necessidade para utilizar esta tecnologia.
É importante sabermos que está relação se dá muito antes do que imaginamos, ela se dá desde a pré-história, isto mesmo, desde o Homo Sapiens, e vem se evoluindo com o passar dos anos, até o presente momento com os Homo Cibernéticos. Esta relação se teve também quando o homem sentiu a necessidade de transformação, para que seu dia-a-dia se tornasse mais fácil, e que seus instrumentos pudesse suprir suas necessidades no contexto em que viviam. Não é diferente nos dias atuais onde o homem tem a necessidade de transformação, e a escola sendo um espaço de conhecimento, informação e comunicação, tem como objetivo o desafio do “aprender a aprender”, usando recursos como às tecnologias atuas para que possa aperfeiçoar este conhecimento.
Saiba mais no site:

Educação de Jovens e Adultos



A educação de jovens e adultos busca garantir aos jovens e adultos que não tiveram acesso à escola ou dela foram excluídas, o direito de educação ao longo da vida.
Nesta perspectiva, compreende a alfabetização como o início do processo de escolarização e parte integral da política de educação de jovens e adultos.E tem por objetivo incentivar a continuidade dos estudos de modo a fortalecer a educação como instrumento de promoção social, individual e coletivo.


Saiba mais sobre EJA:
http://novaescola.abril.com.br/index.htm?ed/167_nov03/html/encarte

Universidade Nova pode ajudar na expansão de vagas públicas.


O projeto Universidade Nova, que altera as formas de ingresso e também a estrutura curricular das faculdades, poderá atender a alta procura da sociedade por vagas no ensino público superior. Foi o que disse o professor Murilo Camargo, da Universidade de Brasília (UnB), nesta sexta-feira, 30, em Brasília, durante o 2º Seminário Nacional Universidade Nova.

Saiba mais sobre o projeto.

Conteúdo cultural e educacional na TV





Há algumas semanas, no programa Caldeirão do Huck, exibido pela Rede Globo, está sendo veiculada uma disputa entre jovens do Ensino Médio referente à soletração palavras. O nome do quadro é Soletrando, onde os adolescentes devem soletrar as palavras sorteadas, onde o prêmio final será uma poupança de 100 mil reais para ser investido na educação do vencedor.
Na reportagem que segue no link logo abaixo, foi defendido a idéia de que o programa não mostra só a questão da decoreba de palavras. Os consultores Sérgio Nogueira e o músico Tony Belloto fazem definições e mostram sinônimos dos termos que devem ser soletrados no decorrer da prova. Pode não melhorar o desempenho dos alunos de um modo geral, mas se trata de uma competição divertida e educativa.

http://revistaescola.abril.com.br/coluna_denise/