quinta-feira, 31 de maio de 2007

Traficante do Rio decide até nas atividades da escola

Veja na íntegra essa notícia que se torna até inadimissível, mas é realidade. O questionamento que fica é até que ponto o estado assume o poder em dar aos cidadãos a liberdade de escolha, de expressão?
O expediente de uma escola do Rio, depende dos traficantes, como também tantos outros orgãos públicos, dependem do alvará delesp para funcionar.
O site não permite copiar as notícias, mas vocês poderão acessar
http://oglobo.globo.com/rio e ler todo o conteúdo da mesma.

segunda-feira, 28 de maio de 2007

Alunos podem estudar pela rede


Através dessa reportagem, podemos ver que a educação não se limita apenas às salas de aulas. A Internet, desde que usada de forma correta, pode complementá-la. Cada site oferece uma ajuda diferente transformando a Internet em uma sala de aula virtual que complementa o modelo tradicional.

Estudo deve diminuir pena em presídios

Um documento foi desenvolvido pelos Ministérios da educação e da cultura, juntamente com a UNESCO, tendo como objetivo diminuir a pena daqueles que estudam. A proposta é que cada unidade penitenciária, adote um modelo interno como o da escola, além de implantar a Educação de Jovens e Adultos (EJA) dentro das penitenciarias.

Saiba mais no link:
http://aprendiz.uol.com.br/content.view.action?uuid=fb2c45730af4701000a522a6df2ed432

domingo, 27 de maio de 2007

Tecnologia digital serve para repensar a educação


Vejam como a tecnologia digital pode ajudar a transformar a educação tradicional, pois o blog e o Chat, por exemplo, são meios tecnológicos que estão envolvendo cada vez mais a juventude.

sábado, 26 de maio de 2007

Inclusão do diferente na escola pública é possível

Essa reportagem nos mostra que a inclusão de crianças com síndrome de Down está sendo mais aceita e praticada dentro das escolas públicas. Chegou-se a conclusão de que, tanto a escola quanto a comunidade, devem dar chances para que essas potencialidades se concretizem.
Saiba mais no link:

AMIGOS DO PLANETA

PROJETOS PARA A SOBREVIVÊNCIA DAS NOVAS GERAÇÕES!!!


Olá, pessoal!! vocês assistiram o GLOBO REPÓRTER ontem?
É muito legal essa iniciativa das pessoas de adaptarem o que já existe para preservar a natureza. E o melhor, são brasileiros que deixaram de falar e partiram para a ação!!
É muito importante para a natureza e para o nosso bem estar contribuir para a preservação do meio ambiente. Essas pessoas estão fazendo a partre delas, e você, já sabe como se tornar um amigo da natureza?
Leia a reportagem completa no link: www.globo.com/globoreporter
Vale a pena conferir!!!!

Chávez anuncia o fim do vestibular na Venezuela

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, decidiu, no último dia 24, que não haverá mais provas do vestibular e nem provas internas nas universidades. Chávez acredita que esses velhos métodos é uma forma de exclusão dos jovens das classes populares.

sexta-feira, 25 de maio de 2007

Relação professor aluno faz escola se destacar na Prova Brasil


Perceba a importância da relação professor-aluno através desta reportagem que eu indico a todos vocês no link a seguir: http://www1.folha.uol.com.br/folha/dimenstein/cbn/m_sp_120706.shtml

quinta-feira, 24 de maio de 2007

EDUCAÇÃO EM AÇÃO

ACONTECEU EM LUZIÂNIA!!!!

Hoje, no município de Luziânia aconteceu o I INTEGRAR DOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO. Foi um encontro onde reuniram todos os funcionários da Secretaria de Educação, para um dia de palestras, trocas de experiências e reflexões sobre a prática pedagógica.
Essa foi uma iniciativa da Secretaria de Educação com o objetivo de promover uma interação destes profissionais para discutir o processo de aprendizagem em sala de aula. Esteve lá o Sr. Ricardo Pedrosa, que ministrou uma palestra sobre: INTEGRAR PARA INTERAGIR. Foi uma palestra muito agradável e interessante, ele falou bastante em motivação, mudança e sobre viver e aproveitar o presente, ou seja, ser feliz.
Ser feliz! Essa também foi uma das falas da professora Claudenice em nossa aula de hoje. Que coincidência eh!!
Achei muito válido esse encontro, pois a educação precisa mesmo dessa interação entre os profissionais. É preciso também, quebrar o paradigma de que na escola o educador é apenas o professor, pelo contrário, a merendeira, o guarda, a servente e todos aqueles que estão envolvidos com a aprendizagem dos alunos, também são educadores.

Estive lá e foi muito bom!

E se... a Internet parasse totalmente de funcionar?


Diante desta situação, certamente, não saberíamos o que fazer já que ela se tornou tão essencial para nós.
Que tal se vocês dissessem o que este acontecimento causaria na vida de cada um?
Vamos lá!!!

Ataque virtual

A sala de aula agora está na Internet, mas não existe conteúdos pedagógicos, o que existe são filmes gravados por câmeras digitais e telefones celulares que são transformados em ameaças, cenas de humilhação, ofensas e agressões morais aos professores, e após essas adaptações, são publicados no You Tube e nas comunidades do orkut.

quarta-feira, 23 de maio de 2007

Convite para o lançamento do livro: "Piso salarial nacional dos educadores - Dois séculos de atraso" de Juçara Dutra Vieira


O evento acontece no dia 25 de maio, às 19h, no Bar Monumental, em Brasília. O trabalho visa alcançar, principalmente, os trabalhadores da área da educação, os estudantes de cursos de formação e de profissionalização de professores, além de funcionários de escolas.
Pessoal, esse é um livro que nos interessa!
Vamos tentar participar!!!

DF: mais de 11,5 mil alunos da rede pública estão sem transporte

Estudar agora ficou mais difícil para os alunos da rede pública de ensino do Distrito Federal. É que a Secretária de Educação, por problemas burocráticos, não conseguiu a licitação dos ônibus escolares, agora, os alunos terão que encontrar meios alternativos para chegarem até a escola.

Veja reportagem completa no link: http://www.andi.org.br/





terça-feira, 22 de maio de 2007

Criador do projeto Um Computador por Criança elege o Brasil como palco para revolução no ensino

O Brasil foi escolhido para ser palco de uma revolução no ensino pela computação. Quem o escolheu não foi um brasileiro não, foi um americano!!!
Esse americano se inspirou na teoria de Paulo Freire para tomar tal decisão. Saiba quem ele é e porque escolheu o Brasil.

Saiba tudo em:
http://www.andi.org.br/

segunda-feira, 21 de maio de 2007

Governo premia escola que melhorar

Durante o lançamento do Plano de Desenvolvimento da Educação, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, anunciou a decisão de premiar as escolas públicas que tiverem melhor desempenho. Os recursos para investimento nesse plano já existem, só para esse ano o orçamento previsto é de R$ 390 milhões, e os municípios com piores indicadores educacionais terão prioridade no recebimento e, a partir de 2008, receberá um acréscimo de 50% no orçamento do Programa Dinheiro Direto na Escola.


Veja reportagem completa no Link:


http://aprendiz.uol.com.br/content.view.action?uuid=29c2b31c0af4701000a89ce3c40441c2

domingo, 20 de maio de 2007

Aleijadinho e seu Tempo – Fé, Engenho e Arte

Exposição de aproximadamente 200 peças, entre obras de arte, réplicas, documentos, livros e mapas de significativo valor histórico e artístico, em salas cenograficamente ambientadas e com exibição de imagens, vídeos e música de época, revelando ao público o esplendor do barroco mineiro do século XVIII por meio da homenagem a seu artista maior, Antônio Francisco Lisboa (Aleijadinho) e seus contemporâneos Francisco Xavier de Brito, Mestre de Piranga e Mestre Ataíde, entre outros. A curadoria é de Fábio Magalhães.



GALERA, QUEM AINDA NÃO FOI VISITAR A EXPOSIÇÃO APROVEITE POIS É UMA CHANCE ÚNICA, E QUE TODO EDUCADOR PRECISA VER!



De 12 de Março a 10 de Junho.

( Está acabando hein?! Aproveitem!!)



Vejam a programação:http://www.bb.com.br/appbb/portal/bb/ctr2/bsb/DetalheEvento.jsp?Evento.codigo=32077

Luto nacional (22 e 23 de Maio)

Gente, eu estava pesquisando uma máteria pra colocar no blog e acabei encontrando este protesto super interessante afinal os politicos fazem o que querem com todos nós é ridiculo eles tem um salário altissímoe nós mendigando reajustes em salário mínimo ou mendigando um emprego ou até mesmo melhores condições de trabalho é RÍDICULO!!!

Vista algo de cor preta...
pendure algo desta cor na janela de sua casa...
vamos conseguir!...
nos DIAS 22 e 23 Maio( 2 dias)

TODOS DE LUTO CONTRA A VERGONHA!

MELHOR AINDA:
Pendure um pano preto na sua janela em sinal de luto pela morte da dignidade dos políticos.Isto vai ser um sinal de repúdio à palhaçada que virou a política.DEMONSTRE sua indignação!

Protesto que sugerido pelo site:http://pimentanegra.blogspot.com/

MEC apóia realização de feiras de ciências

Projetos selecionados de 5ª a 8ª série do ensino fundamental e projetos do ensino médio das redes púplicas serão financiados com recursos do ministério, que destinou R$ 2 milhões para essa ação. Cada projeto pode receber entre mil reais e R$ 50 mil Para estimular as atividades de iniciação científica na educação básica, o Ministério da Educação vai apoiar a realização de feiras de ciências e de mostras científicas.
Decisão muito interessante do MEC pois assim os alunos podem colocar em prática o que vêem em sala de aula.

Vejam a reportagem na integra:
http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=47057

sábado, 19 de maio de 2007

Professor!! Uma profissão, várias realidades


Saiu na edição de Abril da revista nova escola um reportagem sobre a Profissão de Professor, a mesma destaca que o Brasil acordou para o fato de que a educação e importante e que cada vez mais a sociedade percebe que a sonhada revolução pela qualidade só será possível se você, dentro da sala de aula, mudar a realidade de seus alunos. Veja a reportagem na integra e tire suas conclusões, ah! muito importante leiam os comentários a respeito da reportagem..
http://revistaescola.abril.com.br/edicoes/0201/aberto/mt_220153.shtml

quinta-feira, 17 de maio de 2007

COMENTÁRIO SOBRE O FILME GATTACA


A tecnologia é sem dúvida uma realidade que se encontra presente nos mais diversos
contextos sociais na vida e nas relações do indivíduo. O filma GATTACA, aborda situações que bem caracterizam esses eventos onde a tecnologia não é utilizada apenas como instrumento de auxílio ao homem nas suas atividades laborativas e de lazer. Ele aborda situações de aspectos ético e moral. Como é o casa das cenas vistas no filme, quando um casal ao ter um filho concebido por vias "normas", descobre que este filho tem vários problemas de saúde e já com previsão da sua morte. Porém, o aparato tecnológico utilizado para detectar tais patologias, não teve a mesma ênfase na busca da cura dessas doenças. E o casal desejosos de ter um filho em plena saúde, busca na tecnologia a fonte para a criação de um indivíduo geneticamente manipulado.
A criança nasceu perfeitamente "normal", contudo, como era de se esperar, não nasceu nenhum super-homem, visto que ele apresentava todas as condições mentais e resistência física do seu irmão que tinha essas condições limitadas pelas doenças, mas que não o impediu de lutar pelos seus ideais e alcançá-los, que era o de voar numa espaçonave.
Ainda que pareça impossível que o homem sivrva de instrumento de manipulação tecnológica, não é menos verdade que este homem tuliza-se também desses recursos para fins pacíficos e de utilidade humanista. Ainda que em menor proporção. Porque o que se observa entre as comunidades científicas é o uso indiscriminado desses recursos na busca e "corrida" para ter o seu produto conhecido e reconhecido pela mídia e estampado nas primeiras páginas das revistas especializadas.
Também, não é menos verdade, que a moral e a ética ficam em segundo plano em se tratando do ego e da vaidade, são elementos de forte apelo entre os indivíduos.




Postado por Ana Pia Piana141158@yahoo.com.br

Escolas públicas recebem aparelhos de DVD


Saiu na revista do professor desta semana que Escolas de ensino médio e fundamental, que ainda não possuem o sinal da TV Escola, começaram a receber no início desta semana, cerca de 26 mil aparelhos de DVD. E a tecnologia chegando em toda parte!!!Veja a reportagem na integra no site da revista do professor:
http://www.revistadoprofessor.com.br/noticia_completa.php?id=18

Confusão em escola termina com diretora e funcionária na delegacia

Indisposição entre pai e funcionários do Centro de Ensino 04 de Taguatinga suspende aulas nessa quarta - feira. Os funcionários alegam que a falta de respeito de alguns pais para com os funcionários da comunidade também advém das propagandas enganosas por parte do Governo do DF, que diz que a educação do DF, salários, condições de trabalho e materiais são muito bons e por isso não tem porquê eles reclamarem por melhorias. Confiram a reportagem na íntegra:http://noticias.correioweb.com.br/materias.php?id=2707414&sub=Distrito%20Federal

Aniversário da Professora Lêda!!!


Olá, pessoal!

Ontem dia 16/05/2007 um anjo aniversariou, que felicidade sinto de poder tê-la perto de nós. Sua humildade e carinho são irradiantes!!! Cantemos, então, um Feliz Aniversário a ela.

Feliz Aniversário, professora querida, são os votos de seus amigos!!!

terça-feira, 15 de maio de 2007

Crítica do filme, por J. Reinaldo!



Análise de Filme: Gattaca – A experiência Genética

Gattaca, decididamente, é um filme que toca em temas delicados, e que revolucionou e polemizou certas discussões na época de seu lançamento, há dez anos. Mas seu conteúdo ainda continua atual, uma vez que vivemos no ápice das discussões sobre os estudos do genoma humano, clonagem e até viagens ao espaço. Se fossemos discutir sobre os temas tratados no filme, na época de seu lançamento, em1997, com certeza seríamos muito céticos com relação às possibilidades de vivenciarmos tudo isso, contudo, chegamos às portas de um novo século, não mais descrentes do potencial humano e de suas descobertas tecnológicas, mas temerosos e perplexos, com relação ao que poderemos ver e experimentar daqui para frente. Tratar o desenvolvimento tecnológico sob a ótica da ciência unicamente, é o mesmo que não ter uma visão do todo. Com isso, podemos relacionar alguns temas tratados no filme com a nossa realidade hoje.
No filme, notamos claramente a exposição de certos temas que se parecem com os atuais, como o da invasão de privacidade, divisão em classes sociais (a divisão social baseada nas qualidades inatas dos indivíduos, ou seja, caracteres geneticamente manipulados), preconceitos, eugenia, falsidade ideológica, etc. Atualmente, vivemos em uma sociedade informatizada; a televisão, o computador, a internet e muitos outros apetrechos nos dão uma visão global das coisas, queremos saber de tudo, e até nos divertimos com os conflitos alheios nos Reality Shows, como o Big Brother Brasil, a Casa dos Artistas, entre outros. Estamos habituados de tal maneira com assuntos tão sérios, que perdemos a dimensão ética deles.
Não duvido que o ser humano vá a outros planetas, que possa manipular os genes, criando seres mais saudáveis, que possa invadir a vida intima de outros indivíduos, que possa construir uma estrutura social hierarquizada geneticamente, mas aqui cabe uma reflexão, essa é o tipo de sociedade que queremos? Se não, cabe a nós educadores construir uma sociedade melhor, mais humana, por mais que erremos nessa empreitada, afinal, o erro, a pedagogia do erro, faz parte da nossa condição humana, nos fazendo seres incríveis, capazes de aprender em situações adversas. Estamos em uma encruzilhada, qual caminho devemos seguir? Que a nossa escolha seja sábia, pois uma vez trilhando tal caminho é impossível voltar.

Garoto entrega cabeça decapitada da mãe para a polícia no Japão

Outro caso de Violência

Garoto afirma ter matado sua mãe de 49 anos. Jornal japonês afirma que o garoto teve problemas psiquiátricos e não frequentava à escola. Confiram a reportagem na íntegra: http://noticias.correioweb.com.br/materias.php?id=2707227&sub=BBC

São Paulo registra um caso de estupro a cada 4 horas

Violência sexual leva mulheres à prática de aborto. Em São Paulo, diariamente, mulheres dão entrada nos hospitais alegando serem vítimas de abuso sexual. Até onde a violência vai chegar? Já está ao extremo da puca vergonha! Que tristeza! Confiram a reportargem:http://noticias.correioweb.com.br/materias.php?id=2707242&sub=Brasil

O país precisa acordar para a importância da Educação

Veja na integra a entrevista do ministro da Educação Fernando Haddad, na qual o mesmo diz que o PDE é uma das formas de valorização do professor que serão beneficiados com mais formação e melhores salários, como forma de garantir um ensino de qualidade.

http://revistaescola.abril.com.br/edicoes/0202/aberto/mt_229580.shtml

segunda-feira, 14 de maio de 2007

Com a VOZ não se brinca!

Ela é um de seus mais importantes instrumentos de trabalho. Por isso, merece muita atenção.

Um professor sem voz é como um artesão sem mãos. A fala é um dos mais importantes instrumentos de trabalho, mas nem sempre recebe tanta atenção, não é mesmo? "Radialistas e atores, que também usam a voz, aprendem a cuidar dela", afirma Natália Ribeiro Fiche, professora de Técnica e Expressão Vocal da Escola de Teatro da Universidade do Rio de Janeiro. Enquanto isso, os cursos de formação de docentes ignoram esse aspecto da profissão. Por isso é essencial ficar atento.
As principais causas de distúrbios da voz estão diretamente relacionadas ao excesso de trabalho, ao desrespeito às pausas para descanso e ao desconhecimento de técnicas vocais. Os sintomas você provavelmente já conhece: irritação e dor de garganta, cansaço ao falar, pigarro e a sensação de que a voz some e falha em sua qualidade no decorrer do dia ou da semana. É o corpo sinalizando que algo está errado e que, talvez, seja hora de consultar um fonoaudiólogo ou um otorrinolaringologista (únicos profissionais habilitados a orientar técnicas adequadas de fala e respiração).
Fabiana Copelli Zambon, fonoaudióloga do Sindicatos dos Professores de São Paulo, diz que o ideal é prevenir. "A maioria dos colegas só me procura quando o problema já está avançado." Para impedir que isso aconteça com você, siga as orientações a seguir.
1. Antes de tudo, respireA voz está diretamente ligada à respiração. Grande parte das pessoas tem respiração média: expande o abdômen e o peito quando inspira. Outras têm curta: só no peito, que fica no sobe-e-desce. Quem usa muito a voz precisa desenvolver a diafragmática, que adotamos naturalmente na hora de dormir, com maior expansão na região abdominal. Aquecimento e desaquecimento vocal também são fundamentais para iniciar ou encerrar um dia de trabalho.
Toda vez que você tem de se colocar num ambiente ruidoso precisa falar mais alto. O ideal é impostar a voz. Para quem ainda não sabe, vale usar microfone em sala de aula. Não falar enquanto escreve no quadro-negro é outra boa medida (de costas para a turma, a tendência é elevar o tom, respirando ar carregado de pó de giz). Outro erro comum é, ainda de costas, virar só o pescoço para responder a uma questão, pois esse movimento provoca tensão na região. Pelo mesmo motivo, evite roupas apertadas na cintura, no abdômen e no pescoço.
2. Café não, água simComidas e bebidas saudáveis são fundamentais para qualquer indivíduo, mas quem fala muito precisa se preocupar ainda mais. Muitos alimentos engrossam a saliva, dificultando a articulação das palavras e a vibração das pregas vocais. É o caso dos derivados do leite e do chocolate. Maçã e salsão, ao contrário, têm propriedades adstringentes e deixam a saliva fina. Comer alimentos pesados e condimentados muitas vezes provoca refluxo gástrico. Antes das aulas, esse hábito deve ser evitado porque essa secreção banha as pregas vocais e as irrita.
O café machuca e resseca a laringe porque é quente. Se você não quer parar de tomá-lo, evite-o durante os intervalos das aulas e beba mais água. Essa, sim, é uma grande aliada: hidrata as pregas e melhora sua flexibilidade e vibração. Em classe, o correto é beber oito copos por dia em pequenos goles e à temperatura ambiente (o corpo é quente e as estruturas vocais estão aquecidas durante a fala, por isso segure na boca por algum tempo antes de engolir qualquer líquido gelado).
3. Adeus aos víciosTodo mundo está cansado de saber dos efeitos nocivos da nicotina. Entre tantas coisas, o cigarro destrói os cílios do trato respiratório, responsáveis pela retirada do muco das paredes. Conclusão: mais pigarro. Como se não bastasse, a fumaça resseca as pregas, o que dificulta sua vibração. Mesmo quem não fuma, mas fica num ambiente de fumantes, sofre os mesmos efeitos.
Sprays e pastilhas deixam a laringe anestesiada, o que faz com que a gente não perceba se ela está realmente comprometida. O gengibre, apesar de seu conhecido poder cicatrizante, pode irritar as mucosas da laringe e causar tosse. Remédios contra a dor de cabeça, que são vasodilatadores, ativam a circulação sanguínea na periferia das pregas vocais, aumentando o risco de pequenos sangramentos.
4. O pó também é inimigoA rinossinusite alérgica é comum em pessoas que vivem em ambientes poluídos. A solução é muita hidratação para fluidificar as secreções e poupar a fala. Por isso, o ambiente de trabalho deve estar livre de poeira, pó de giz, fumaça de cigarro e incenso. É recomendável que a sala de aula seja limpa diariamente com um pano úmido. No quadro-negro, o truque é passar o apagador de cima para baixo ou substituí-lo por um pano úmido.
Tossir e pigarrear por causa da gripe é, às vezes, inevitável. O que não pode é isso se transformar num hábito, porque fere as pregas vocais e aumenta a produção de muco num círculo vicioso, pois a secreção atrapalha a fala, o que obriga a limpar a garganta novamente. A água, mais uma vez, é o melhor remédio.
5. De olho nos hormôniosDurante a fase pré-menstrual, algumas regiões do corpo da mulher se incham, inclusive as pregas vocais, deixando a voz mais grave e tensa. Nesse momento, falar em excesso piora a situação. A pílula anticoncepcional e os remédios para reposição hormonal provocam sintomas semelhantes.

Leitura, o grande desafio do ensino

Domínio da linguagem escrita, muito precário na escola e na sociedade em geral, é o grande desafio da educação brasileira

Rubem Barros

Dora é professora aposentada. Vive sozinha em um pequeno apartamento de classe média no Rio de Janeiro. Como o dinheiro é insuficiente, escreve cartas para analfabetos na estação Central do Brasil. Cobra R$ 1 pela redação e mais R$ 1 pelo envio. Via de regra, as histórias de vida que leva ao papel traduzem o desassossego e as esperanças de pessoas apartadas de suas famílias e de sua terra. E não resultam em comunicação, pois quase sempre terminam na lata do lixo.
Ponto de partida de Central do Brasil (1998), filme de Walter Salles ganhador do Urso de Ouro em Berlim, a história de Dora (Fernanda Montenegro) e do menino Josué (Vinicius de Oliveira), a quem ela acorre na busca pelo pai que ele não conhece, espelha algumas das questões centrais do acesso à leitura e ao letramento no Brasil. Mostra um enorme contingente de adultos que não dominam a escrita, as limitações de suas vidas em função disso, o pouco reconhecimento social destinado aos professores e o lugar ocupado pelas religiões para a construção de sentidos entre a população menos letrada.
A esses fatores somam-se outros que fazem do precário domínio da escrita e do parco entendimento da leitura problemas centrais da educação brasileira. Segundo dados de 2003 do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), apenas uma em cada 289 cidades do país tem uma população que, na média, permaneceu por oito anos ou mais na escola, tempo necessário, segundo a Unesco, para se atingir o alfabetismo funcional. E mais: 1.796 municípios (32,6% do total) apresentam população acima de 15 anos com escolarização média inferior a quatro séries concluídas.
Principal lócus promotor do aprendizado, a escola falha por não dialogar com o universo de origem dos alunos, invalidando suas experiências e expressões. Segundo pesquisa da Fundação Getulio Vargas divulgada em abril, 20% dos jovens entre 15 e 17 anos estão fora da escola, 42% deles por desinteresse. Os resultados das avaliações de habilidades de leitura daqueles que permanecem são insatisfatórios. No Pisa 2000, prova internacional promovida pelos países-membro da Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), os 5 mil alunos brasileiros participantes ficaram em último lugar entre estudantes de 22 países, atingindo apenas o nível 1 de proficiência (de cinco possíveis). Na Prova Brasil de 2005, os alunos de 8ª série tiveram desempenho médio de 222,6 pontos em 500 possíveis, cinco a menos do que o aferido no Saeb de 2003, quando comparado o mesmo universo de participantes.
Já o Índice Nacional de Alfabetismo Funcional (Inaf), levantamento que avalia, em anos alternados, ora as habilidades de leitura e escrita, ora as matemáticas, mostrou em sua edição de 2005 que os alfabetizados plenos - aqueles que lêem textos mais longos e conseguem fazer relações e inferências - constituem 26% do total da população entre 15 e 64 anos, número idêntico ao aferido na primeira amostragem (2001).
Mas, se o problema é de proporções preocupantes, há variáveis novas, algumas alentadoras. Os anos 90 representaram um segundo momento de universalização do acesso à educação iniciado na década de 60. "Agora estamos convivendo com um aluno que antes se evadia depois de um ano de escola. E a educação tem de trazer respostas para isso", lembra o lingüista Paulo Mendes, consultor do Plano Nacional do Livro Didático (PNLD).
Analfabetos
7% dos entrevistados pelo inaf* 64% do sexo masculino 77% têm mais de 35 anos 81% pertencem às classes D e E 60% completaram de um a três anos de estudo.

Plano da Educação deve incluir internet via satélite



Uma das medidas do PDE(Plano de Desenvolvimento da Educação) divulgada no fim de Abril pelo secretário de Educação Básica Francisco das Chagas Fernandes, é um investimento de R$ 750 milhões para um sistema de Internet via satélite, afim de promover a inclusão digital.
Mais informações no link abaixo:
http://noticias.correioweb.com.br/materias.php?id=2705357&sub=Brasil


domingo, 13 de maio de 2007

Alfabetização sem reprovar

O artigo aprova, através da Legislação Educacional, que a sala de alfabetização não tem caráter reprovativo. Nenhum aluno matriculado não pode ser rotulado de "reprovado", mesmo que a escola considere que a criança não está alfabatizada. Sendo que para a Legislação Educacional, no ensino fundamental, no seu primeiro ciclo, é para dar início ao PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO( aperfeiçoar a leitura, a esvrever...)

sexta-feira, 11 de maio de 2007

Escolas Públicas recebem aparelhos de DVD

Escolas Públicas do ensino médio e fundamental que não possuem TV Escola, receberam mais de 25 mil aparelhos de DVD, como um incentivo a Educação a Distância. As escolas recebem os kits(1 caixa contendo 50 mídias) se, no mínimo possuem 30 alunos e uma televisão.
Para obter maiores detalhes no link: http://portal.mec.gov.br/acs/index.php?aption+content&task=view&id=6934&Falgnoticias=1&Itemid=7086

Cuba e Paulo Freire

Bom Dia, pessoal!

Leiam o artigo de Frei Beto que fala sobre a implantação da Pedagogia de Paulo Freire em Cuba, disponível em: http://www.correiocidadania.com.br/colunistas/frei_betto/cuba_e_paulo_freire.html

quinta-feira, 10 de maio de 2007

Cine-educação 2007

São Paulo está incentivando os educadores das escolas públicas , na utilização da linguagem audiovisual na sala de aula e diversificar o conhecimento dos alunos.
Além disso, através de filmes nacionais irão também conhecer o universo do cinema Brasileiro. Perguntamos: Brasília será a próxima cidade a colocar esse projeto em prática?
Os interessados em conhecer melhor esse projeto e serem inscritos nesse programa, poderão mandar um e-mail: producao@cineedu.com.br

quarta-feira, 9 de maio de 2007

O PODER EDUCACIONAL DA SÉTIMA ARTE

O uso de tecnologias dentro do ambiente escolar, como por exemplo, a exibição de filmes quando contextualizado com a aula que será apresentada, ajuda os alunos na compreensão de fatos, épocas, conteúdos e desperta o interesse pelas aulas.
Vejam o artigo com mais informações no link abaixo:
http://neteducacao.globo.com/site/

terça-feira, 8 de maio de 2007

Fundeb: quem paga a conta?

No ano de 2007, entra em vigência o Fundeb(Fundo de Manutenção e desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação), com a principal diferença em relação ao antecessor, o Fundef, o novo fundo não se retringe apenas ao Ensino Fundamental, inclui também a Educação Infantil (incluindo creches), Ensino médio e a Educação de jovens e adultos.
Para este ano, o governo federal anunciou um aumento de 10 bilhões no investimento destinado à educação. Em quatro anos, o montante deve chegar a 55 bilhões e permanecer estável durante 10 anos. O dinheiro será distribuído entre etapas de ensino com base em coeficientes como por exemplo: um piso salarial nacional para os professores, é de encher os olhos. Será na prática realmente um salário que valoriza os educadores ou será mais uma promessa?

Ronaldo Mota defende qualidade e inclusão

Precisamos ter critérios de qualidade e inclusão social na educação. E, principalmente na educação superior. Foi exatamente isso que Ronaldo Mota, titular da Secretaria de Educação Superior, disse hoje na sua cerimônia de posse. " Portanto, quanto mais incluímos, mais temos qualidade e expandimos", defendeu.
Mais detalhes sobre a sua posse e outras novidades vejam no link:http://portal.mec.gov.br/acs/

segunda-feira, 7 de maio de 2007

UNESCO no Brasil faz campanha no Dia Mundial do Livro

Brasília - “Dê um livro: incentive a educação e a leitura” é o tema da campanha promovida pelo escritório da UNESCO no Brasil, juntamente com vários parceiros, por meio da Internet, com o objetivo de incentivar a troca de livros e estimular a leitura e o intercâmbio de conhecimento entre as pessoas. A iniciativa começa nesta segunda-feira (24/04), e se estende até o próximo domingo, período em que é celebrada a Semana de Educação para Todos (23 a 29 de abril) em todo o mundo.

Acreditamos que tal iniciativa da UNESCO valoriza a importância dos livros e da leitura para a sociedade moderna. Infelizmente, no nosso país os números mostram que os níveis de analfabetismo e consumo de livros são baixos em relação aos países desenvolvidos.
Precisamos mais do que nunca incentivar a nova geração a ter gosto pela leitura.
Vejam a matéria na íntegra no link abaixo:
http://www.unesco.org.br/noticias/ultimas/diadolivro2007/noticias_view

domingo, 6 de maio de 2007

A escola e o ECA


O Art. 4º da lei nº 8.069, que dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, diz que:

'É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.'
...
A escola tem a responsabilidade e o dever de trabalhar as potencialidades da criança, buscando seu pleno desenvolvimento, para que seja resguardado seu direito à cidadania, sendo que esta só poderá ser conquistada caso seus direitos sejam respeitados e assegurados, daí a importência da Instituição Escolar engajar-se em projetos que visem o cumprimento do ECA, tornando-o um referencial na luta contra qualquer violência e desrespeito a vida da criança. Se você é educador e de alguma maneira promove o ECA, fazendo com que o mesmo seja divulgado e praticado, estão abertas até 5 de julho as inscrições da terceira edição do Concurso Causos do ECA.

Para maiores informações acesse o site
http://www.se.df.gov.br/mostranoticia.asp?id=37463&secao=10

sábado, 5 de maio de 2007

Pais, Professores, Mestres...


O desenvolvimento de uma criança é algo complexo. Ser personagem na construção dessa nova personalidade é algo de extrema importância, sendo que não podemos observar essa evolução de um único ângulo, seja ele cognitivo, motor, emocional ou moral. A criança tem que se desenvolver de maneira plena, articulando todas as suas potencilalidades de forma coerente e saudável, assim tornando sua evolução um processo natural e satisfatório. Daí a importância da interação Família/Escola, pois a criança simuntaniamente estará recebendo informações de ambas e essas não podem ser destoantes, pois tornaria o processo de aprendizagem lento e não eficaz. Não podemos desconsiderar também a influência do meio. Isso torna ainda mais importante que Professores e pais estejam em sintonia no processo de aprendizagem da criança. Na matéria da Revista Educação temos algumas diretrizes para que pais e escolas se completem, conseguindo, assim, alcançar essa plenitude.

...





Mais um péssimo resultado sobre a nossa educação!

Só pra não perder o costume, mais um vez o Brasil não se sai bem nas pesquisas sobre a educação.
Agora ele eh o 66º entre 125 paises da lista.
O mais interessante é... só se ouve falar em projetos, leis, políticas para a educação, e nada melhora de verdade. A questão é: sera que os outros são tão melhores assim do que a gente, o que faz nos tornamos um dos piores paises em materia de educacao, ou sera que na realidade nada está sendo feito para que esses indices melhorem?
Veja algo a respeito no link abaixo:

sexta-feira, 4 de maio de 2007

Lembrancinha para o dia das mães!


O dia das mães já tá aí! Para você que quer economizar e ainda não têm idéia do que vai fazer para o dia das mães, a dica é um sabonete para aromatizar gavetas.
Peça à turminha que traga um sabonete do mais cheiroso e com a cor mais bonita que tiverem em casa. Será necessário o uso de pedaços de tule para embrulhar o aromatizante, uma fitinha bem bonita para fazer o laço e por fim colar uma florzinha no meio do laço.
Você pode propor aos seus educandos que façam um cartão, pintem, recortem, colem ao gosto deles e escrevam para as mamães.
Gostou?! É seguro para as crianças fazerem, fácil e não gasta quase nada!
“Quero ser lembrado como alguém que amou a terra.”
(Paulo Freire)


Nossa vida vai sedo construída de momentos que nos marcam e nos fazem amadurecer no processo como pessoas. Assim, a visita da historiadora Ana Maria viúva de Paulo Freire na UCB, foi um desses momentos marcantes.
Sua presença entre nós, nos levou a sentir Paulo Freire como um homem de virtudes que procurou no seu tempo ser presença de esperança, mais não só no seu tempo, pois hoje mais que nunca sua pedagogia nos ilumina e nos dá esperança para construir uma sociedade mais justa e solidária.
O nosso Blog "Educação e Conscientização", quis registrar este momento marcante, através de uma breve entrevista.


Diante das problemáticas educacionais vividas hoje no Brasil, que pistas de ação a senhora daria aos alunos do curso de pedagogia?
Falar em pistas de ação é falar de agir, atuar, então diria a eles estudem, dediquem-se a estudar e façam das teorias uma prática, ou melhor sua prática, que seja pautada na reflexão e ação.

O que um educador deve cultivar hoje para construir uma pedagogia da esperança?
A
primeira coisa necessária seria aperfeiçoar as suas virtudes como pessoa.
Saber que precisa saber sempre mais, parece redundante, mas é isso mesmo, temos que ser conscientes e saber que precisamos saber sempre mais.
Como dizia Paulo Freire: só radicado no hoje é que se constrói a esperança. Porque a esperança não é o futuro, o distante, mais somos seres de esperança, não nascemos para desesperança, mais com e para a esperança.

Até o Lula Sabe!

Aêee! Tá antenado!
Recentemente, em decorrência do lançamento do Plano de Desenvolvimento da Educação o nosso Excelentíssimo Senhor Presidente, mostrou que sabe das necessidades educacionais. Disse:
"Além de orientar as crianças em casa, é preciso que os pais freqüentem e ajudem a escola, acompanhem o resultado de seus filhos e, também, cobrem da escola o aprendizado de suas crianças”.
Ele sabe que a educação não deve ficar somente a cargo dos professores, mas também dos pais. Os filhos precisam do acompanhamento dos pais, dá até mais segurança.
Então, para quem só "joga" as crianças na escola, tá dado o recado!

quinta-feira, 3 de maio de 2007

Quer ganhar um carro?!

Então seja o 1º colocado no Simuladão DF! A primeira edição do Simuladão é uma parceria do Correio Brazieliense, Obcursos e BrasilTelecom, e as provas são feitas nos moldes das provas do CESPE. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 5 de maio, somente pela internet, quem não tem acesso deve se dirigir à uma unidade do Obcursos, lanchonete Bob's da SHCS/SUL ou Correio Brazieliense do SIG e utilizar os computadores disponíveis. O melhor ganha um carro, já pensou! Ganhando ou não, o importante é que dá para testar os conhecimentos tanto para quem vai prestar vestibular quanto para os concurseiros. Inscreva-se no site http://www.simuladaodf.com.br/form.htm e boa sorte!

Palestra de Ana Maria, viúva de Paulo Freire.













Hoje 03.05.07, Ana Maria, entre os íntimos chamada de Anitinha, esteve na Universidade Católica de Brasília a fim de receber uma homenagem destinada a Paulo Freire, que no dia 02.05.07 fez dez anos de sua morte. Ela fez vários comentários sobre a vida dele, desde sua infância quando sua mãe registrava cada evolução de seu crescimento em “um caderno do bebê”, até alguns livros escritos por ele, citou a Pedagogia da Esperança e Pedagogia do Oprimido que fala do método Viável como um processo constante. Lembrou da violência que o país viveu e está vivendo, deu exemplo da chegada dos portugueses ao Brasil, sendo ela uma descoberta como se não houvesse habitantes, dizendo que não podemos esperar pelo governo e sim que é um problema do coletivo e que não refletimos ou não conhecemos o real perigo que é a violência. Disse que o conheceu aos quatro anos de idade quando ele estudava em uma escola de seu pai. Ela também ressaltou o grande respeito que tinha pelo outro e pela outra, ao mesmo tempo inconscientemente expressava a grande admiração e amor que sente por ele, dizendo que poderíamos perguntá-la como um homem pode nascer com tantas qualidades e virtudes? Ele era muito generoso, coerente, sabia escutar as pessoas, tinha a tolerância como sua maior virtude. Ela diz também o porquê te tanta gente pensar em Paulo Freire, pela capacidade dele sonhar, “por que o impossível hoje se lutarmos, teremos amanhã”. Ao final Ela recebeu uma homenagem que se chama Esquina do Inédito-Viável: Núcleo de Estudos Freirianos em memória ao ilustre Paulo Freire, fica proximo ao restaurante do Bloco Central.

Maioridade penal, ou maioridade Educacional?!

"Nossa sociedade está se preparando para se proteger de seus jovens, não para protegê-los. Como disse Brecht, não é de emocionar, é para pensar"

Luiz Carlos Menezes, físico e educador da Universidade de São Paulo em reportagem à revista Escola Nova http://revistaescola.abril.com.br/edicoes/0201/aberto/mt_221039.shtml
...
Talvez a Sociedade esteja mais preocupada em atênuar a dor causada pela violência e o Governo sentindo-se pressionado pretenda mostrar serviço, diante desse quadro parece difícil fazer certos questionametos pertinentes ao problema, como: Como modificar a estrutura social, para que aja menos violência? Como transformar o descaso, a miséria, a desvalorização da vida, a falta de Educação, em perspectivas reias de um futuro melhor?! É, pensando bem, é mais fácil culpar e punir um único lado (o mais fraco) e deixar que soluções sérias, porém trabalhosas fiquem para depois, ou quem sabe para o próximo governo...

Como Passar em Concurso Público

Boa Tarde, pessoal!

Domingo passado tive a oportunidade de prestigiar a peça teatral apresentada pelo grupo G7: Como passar em concurso Público. Gostei muito e por isso recomendo a vocês. Espero que se divirtam como eu me diverti. Mais informações sobre o local, horários e preços, entre no site: http://www.simplesmenteg7.com/

Índice de repetência no Brasil só não é pior do que na Anguila

Vem cá? Alguém sabe onde fica a Anguila?

Pois é! É uma ilhazinha na América Central!

E entre 41 países latinos, o Brasil em número de reprovação na Educação Básica, só não perde pra esse lugarzinho aí! Pois é, a pesquisadora da PUC-SP, disse que os dados só não foram piores porque a pesquisa foi feita com jovens na faixa de 15 anos e foi necessário ajustar os dados as caracteristicas do Brasil porque mais da metade dos jovens com essa idade não estão no Ensino Médio.

A pesquisa fala muito mais... é absurdo!

Se quiserem podem ver a reportagem na íntegra.

Acessem: http://www.planetaeducacao.com.br/novo/impresso.asp?id=2249

Dica de hoje!

Um site super legal que eu achei na rede!

Pra quem nunca viu entre, pra quem já conhece, entre de novo:
http://www.planetaeducacao.com.br/novo/index.asp

quarta-feira, 2 de maio de 2007

Qual será o futuro do nosso país?






Meu Deus!!!!!! Onde nós chegamos!?!?!?

"Parte de uma quadrilha é presa por vender vagas em universidades..." O QUÊ?????? COMO ASSIM, VENDER VAGAS?????
É isso mesmo, a quadrilha contava com a participação de universitários que faziam as provas de vestibular no lugar dos verdadeiros candidatos. Eles receberiam R$ 6 mil por cada aprovação. Além disso a quadrilha vendia o direito a transferência de Universidades particulares para Universidades Federais, cobrando uma pequena taxa: entre R$ 25 e R$ 70 mil pelo serviço.
Gente, que país é esse? ou melhor que pessoas são essas? Que profissionais estas pessoas vão se tornar?
Dá pra acreditar?
Absurdamente, absurdo!!!!!

Confira a materia:
http://oglobo.globo.com/rio/mat/2007/04/30/295565107.asp

A ciência e a tecnologia em nossas vidas...

É questionador o papel da Ciência e da Tecnologia em nossas vidas, pois a maior parte da população só vê seus benefícios quando se fala em aparelhagem eletrônica, ou no avanço da Medicina. Essa desinformação e, por consequência, desinteresse, torna a sociedade um agente passivo, que apenas absorve informações, sem que a mesma tenha capacidade de filtrar o que lhe é útil, ou não. É extremamente importante que a população tenha acesso fácil e conhecimento prévio sobre inovações científicas e tecnológicas, seus males e benefícios, para sobre elas poder atuar de maneira mais participativa. A esfera escolar tem papel fundamental nesse processo participativo, pois dá ao indivíduo ferramentas para que o mesmo seja atuante em qualquer área.
Pesquisa mostra como brasileiro vê a Ciência e TecnologiaImportante fator de desenvolvimento, a Ciência e Tecnologia ainda sofre com a falta de visibilidade e a presença no cotidiano nacional. Para delimitar a percepção da população em relação a este amplo universo, o MCT promoveu no final do ano de 2006 uma pesquisa com mais de 2.000 entrevistados em todo o país.
Para acessar íntegra da pesquisa acesse http://www.cnpq.br/saladeimprensa/noticias/2007/0425.htm

PDE: Vai dar certo?

PAC Educação, PDE, FUNDEB. Sinceramente, são siglas demais! Você sabe explicar o que significa cada uma, quais são suas medidas? É tanto plano que o Governo cria, que a gente se pergunta: Será que vai dar pra executar todos eles?
O PDE é mais um deles.
Depois de ser muito discutido por políticos, professores e pelos cidadãos, foi lançado no último dia 24 o Plano de Desenvolvimento da Educação, que contém várias medidas para a melhora de todos os níveis de educação pública, sendo que a prioridade é educação básica.
Pelo menos quatro projetos de lei fazem parte do plano. Um deles define piso salarial nacional de 850 reais para os professores. Outro altera as normas para o estágio, estabelecendo limites de jornada, concessão de bolsas e seguros contra acidentes pessoais. O terceiro projeto cria quase três mil vagas para professores e cinco mil cargos administrativos para as universidades federais. E por último uma proposta aumenta o prazo para pagamento do Finaciamento Estudantil (FIES) e muda as regras do Programa Universidade para Todos (PROUNI).
Os recursos para investimento neste Plano serão advindos do FUNDEB (Fundo da Educação Básica).
Ao contrário do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), o PDE não contém nenhuma medida provisória.
Veja outras alterações do PDE:
  • Implantação do Provinha Brasil, que irá verificar a alfabetização do aluno;
  • Ônibus e barcos para o transporte escolar;
  • Instalação de 130 mil laboratórios de informática, até 2010;
  • Iluminação Pública em escolas que ainda não possui energia elétrica;
  • Alterar algumas coisas no programa Brasil Alfabetizado: a maioria dos alfabetizadores serão professores de escolas da rede pública (que terão uma gratificação), e ter a região Nordeste (que tem um alto índice de analfabetismo) como principal alvo do processo de alfabetização, além dos jovens de 15 a 29 anos.
  • Instalação de escolas técnicas;
  • Ampliar o acesso ao ensino superior, dando mais verbas às instituições que abrirem mais curso noturnos e reduzirem o custo por aluno.

Com tantos projetos realmente fica difícil acreditar que vai dar certo, mas tudo na vida tem um risco. Torçamos para que dê certo, assim quem sai ganhando é o próprio povo!

Teatro

Não são todos educadores que tem esta oportunidade, mas quando fizerem um passeio com as crianças da sua escola, que tal levá-las ao teatro?
Se não for você o organizador do passeio, dê a sugestão aos organizadore. Mudar a rota de vez em quando faz bem. Normalmente os passeios são para zoológico, cinema ou para algum monumento arquitetônico da Capital, estes passeios contribuem muito para a formação da criança, é bom ela conhecer de tudo um pouco, para depois escolher aquilo que mais lhe agrada. Então se ela tem a oportunidade de passear com a turma da escola, leve-a para um lugar diferente, pois não são todos os pais que buscam um programa mais alternativo, a maioria levam os filhos a lugares comuns, você educador pode mostrar aos educandos algo diferente.
Mude um pouco, não custa nada! O SESI por exemplo, sempre tem ótimas peças infantis com entrada franca. Informe-se sobre as programações e os locais, que mais se adequam à sua agenda e a da turminha, e bom passeio!

Novidades ProUni

As inscrições para o processo seletivo 2º/2007 para futuros bolsistas do programa de bolsas do Ministério da Educação, o ProUni, começam no dia 23 de maio. Entre as novidades do processo está a de que agora os alunos podem optar por 7 cursos diferentes (os bolsistas antigos só optavam por 5).
Parece que cada dia que passa ingressar em uma instituição de ensino superior particular via bolsa está cada vez mais difícil. Além de você ter que comprovar diversos dados para que saibam que você realmente não tem condições de pagar o curso, agora você tem que estudar muito mais, porque a prova é feita pelo CESPE (o mesmo dos vestibulares da UnB), ou seja, está muito mais elaborada.
Outro fator interessante é que as vagas para bolsas parciais e algumas poucas para integrais não estão sendo utilizadas, ou seja, está sobrando vagas. Isso se dá porque o número de concluintes do EM está "parado" e vem cada dia mais diminuindo. Então, para você que já terminou o EM e não tem uma Bolsa, seja na UCB ou em qualquer outra faculdade, o que está esperando??? Faça logo o ENEM e tente entrar no Prouni. Só lembre-se estude muito, pois ao mesmo tempo que sobram vagas eles tornam as provas cada dia mais complexas.
Maiores informações:

terça-feira, 1 de maio de 2007

Crianças e a conscientização sobre o meio ambiente

Nos dias de hoje muito se fala sobre o efeito estufa, aquecimento global, escassez de água, etc... mas sabemos que há muito tempo estes riscos nos rodeiam, porém só agora quando a imprensa deu maior ênfase ao assunto, que as pessoas estão mais atentas à este perigo. Algumas delas criaram consciência do grande risco e estão reciclando lixo, economizando água, poluindo menos. Outras pessoas, não vêem perigo nenhum nestes fenômenos climáticos, ou melhor dizendo, reações climáticas (já que a natureza só está reagindo às agressões causadas à ela) e não agem para melhorar a situação. O que fazer com estas pessoas?
Conscientizá-las. Como? Através das crianças. Não, você não leu errado!
Já fazem 10 anos que a faixa de pedestre é respeitada aqui no DF, mais que em qualquer outro lugar do país. Isto porque na época do novo código de trânsito, as escolas faziam trabalhos com as crianças, onde elas se conscientizavam principalmente sobre respeito no trânsito. Pronto! Crianças conscientizadas davam exemplo explicavam aos pais sobre os seus direitos de usufruir da faixa. Os pais aprenderam com os filhos, que o melhor no trânsito é o respeito.
Além do mais, sabemos que na infância se tem mais capacidade de absorver e aprender. Assim, quando você educador ou futuro educador, ensina sobre a importância do meio ambiente à uma criança, além dela conscientizar os adultos, ela sempre lembrará do que aprendeu e irá se transforma num adulto consciente, que repeita a natureza.