sexta-feira, 25 de abril de 2008

"Seus dias de fartura estão contatos"


A frase "seus dias de fartura estão contados" , aparece no filme alemão "Edukators" do diretor Hans Weingartner. Os Educadores, na versão brasileira, conta a história de três jovens berlinenses que fazem protestos pacíficos contra o capitalismo na sua versão globalizada, terceirizada e consumista.
Os jovens invadem mansões de ricaços, bagunçam as suas casas e deixam um bilhete "seus dias de fartura estão contados". O forte do filme são os intensos diálogos sobre o atual contexto histórico e, a necessidade de construção de ações para não se adaptarmos ao contexto conformista e de servidão voluntária.

sexta-feira, 18 de abril de 2008

Educação Integral

A discussão sobre a proposta de Educação Integral do Governo do Distrito Federal está gerando polêmica, sobretudo pela falta de planejamento em torno do programa. Sugiro que acessem no portal do Sindicato dos Professores , o power point sobre o tema desenvolvido pelo Professor David Horn Pureza.

sexta-feira, 11 de abril de 2008

Alunos de Escola Pública na USP

A matéria publicada no Globo Online , informa que os alunos da escola pública tiveram uma ligeira vantagem no vestibular em relação aos alunos da escola privada. Vale a pena conferir a notícia.

terça-feira, 1 de abril de 2008

Conferência Nacional de Educação

A primeria Conferência Nacional de Educação Básica será realizada em Brasília entre os dias 14 e 18 de abril. O tema da conferência é a "A Construção do Sistema Nacional Articulado de Educação". O evento apresenta 5 eixos temáticos, são eles: 1) Os Desafios da Construção de um Sistema Nacional Articulado de Educação; 2) Democratização da Gestão e Qualidade Social da Educação; 3) Construção do Regime de Colaboração entre os Sistemas de Ensino; 4) Inclusão e Diversidade na Educação Básica; 5) Formação e Valorização Profissional.

Na data especificada, reunirão em Brasília cerca de 1.500 educadores que participarão da atividade. As conferências dos expositores convidados serão abertas ao público. Todas as pessoas interessadas na melhoria da educação básica brasileira precisam acompanhar o evento e, cuidar para que os resultados sejam incorporados nas políticas públicas de educação.