quarta-feira, 21 de maio de 2008

Mais um excelente filme "Anjos do Sol"




O filme "Anjos do Sol", escrito e dirigido por Rudi Lagemann, resulta de uma pesquisa nos jornais sobre a prostituição infantil no Brasil. A história do filme ocorre em torno de uma menina de 12 anos vendida pelos pais. A partir disso, a criança é obrigada a se prostituir por esse imenso país.


O filme é emocionante e nos deixa indignados por sabermos como muitas de nossas meninas são tratadas neste país. A violência começa em casa com o pai vendendo a menina. Depois disso, nada mais surpreende. É só abuso, abuso... muito abuso de uma sociedade pautada pelo patriarcado e que tudo vale para o gozo masculino.


segunda-feira, 12 de maio de 2008

A saúde do Professor

A revista Nova Escola do mês de abril de 2008, apresentou uma pesquisa feita pela revista e pelo IBOPE, sobre a saúde dos professores. A investigação foi realizada com 500 professores de escolas públicas das capitais brasileiras.
Os resultados indicam que os professores estão sofrendo em função do trabalho. A matéria informa que mais da metade dos professores apresenta estresse, 40% têm dores musculares e 40% têm algum mal-estar.
O interessante da pesquisa são os remédios que os sistemas de ensino devem seguir para cuidar da saúde dos professores. Destaco o papel dos diretores de escolas, os quais precisam, juntamente com os coordenadores, assumir as questões pedagógicas com os professores. Outros elementos citados que favorecem a saúde do professor são: formação dos professores, tempo de lazer, apoio dos colegas e boas condições.
Enfim, mas uma pesquisa que indica a importância de investir na carreira docente.

segunda-feira, 5 de maio de 2008

"Crianças Invisíveis"


Belíssimos curtas compõem o longa-metragem "Crianças Invisíveis" de 7 diretores (Mehdi Charef, Kátia Lund, John Woo, Emir Kusturica, Spike Lee, Ridley Scott e Stefano Veneruso) de 7 países, entre eles o Brasil, com a cineasta Kátia Lund. O filme que é de 2005, mostra a situação das crianças na África, Estados Unidos, Brasil, China, Servia-Montenegro, Itália e Inglaterra.


O filme destaca os meninos-soldados na África e a luta pela sobrevivência. Nos Estados Unidos, o diretor Spike Lee, mostra a vida de uma criança com Aids e sua relação com seus pais viciados em drogas. Na Servia-Montenegro, o contexto é o da exploração dos filhos pelo um pai cigano. Ridley Scott na Inglaterra, traz o impacto da guerra na vida das crianças. Na Itália, o curta de Stefano Veneruso, faz um mergulho na vida marginal de um pré-adolescente abandonado pelos pais e pelo Estado. Na China, vemos uma órfã que é explorada por um adulto. O curta brasileiro de Kátia Lund (Co-diretora de Cidade de Deus) retrata o cotidiano de 2 crianças catadoras de lixo em São Paulo. A luta pela sobrevivência, de Bilu e João (foto), na "selva de pedra", é apresentada com uma bela fotografia das ruas de São Paulo.


O filme nos leva a refletir sobre o que os adultos estão fazendo com as nossas crianças por esse mundo a fora. Um bom filme para pensar a infância no século XXI.