sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Ensino de Música Obrigatório

No último dia 19, foi publicada no Diário Oficial da União, a Lei 11.769 que altera a LDB e, torna obrigatório o ensino de música no ensino fundamental e médio. Com isto, todas as escolas públicas e particulares do Brasil terão de incluir, em três anos, o ensino de música nos seus currículos.

É mais um disciplina para a escola, entre tantas, mas vale a pena apostar, tendo em vista o potencial mobilizador que a música tem para as nossas crianças e jovens. No portal do MEC, é possível obter mais informações.

quarta-feira, 20 de agosto de 2008

A lógica do crescimento


Atualmente há inúmeras críticas à lógica do capitalismo global e financeiro que, cada vez mais, gera lixos e lixos, desejo e mais desejos e, maltrata o nosso planeta. Uma linha de pensamento crítico sobre o tema que vale a pena estudar, diz respeito aos limites do crescimento. Sobre isso, a leitura do texto "Os limites do Crescimento", de Enrique Leff, disponível no portal da Agência Carta Maior é uma pérola. O artigo nos faz pensar sobre o modelo econômico que nos escraviza e nos torna, na maioria do tempo, apenas consumidores.

terça-feira, 12 de agosto de 2008

Piso Já!


A Confedederação dos Trabalhadores em Educação (CNTE) está realizando uma intensa campanha para que o Piso Salarial dos Professores seja implementado nos municípios e nos Estados. É fundamental que a sociedade civil se mobilize, tendo em vista que há governantes que não concordam com a implantação do piso.
Há secretários de Educação questionando a constitucionalidade da lei que instituiu o piso salarial profissional nacional. Com certeza, muitos desses secretários devem ter discurso em defesa da educação. Mais uma vergonha!