segunda-feira, 29 de setembro de 2008

FIES

O Fundo de Financiamento ao Estudante de Ensino Superior (Fies) está com inscrições abertar a partir de hoje (29/09) até o dia 19 de outubro. O fundo pode financiar até 100% das mensalidades dos alunos que estudam em instituições privadas de ensino superior. Mais informações acessem o endereço da Caixa.

terça-feira, 23 de setembro de 2008

"Ecos de Vozes Alheias"


No último final de semana, assisti ao filme Encontro com Milton Santos ou o Mundo Global Visto do Lado de Cá. O documentário tem direção do Silvio Tendler e expõe as mazelas da globalização a partir das idéias do geógrafo e, do olhar de quem vive no norte do planeta.

O eixo do filme é uma entrevista com o Milton Santos, ocorrida em 2001, antes da sua morte. O documentário traz personalidades do pensamento do século XX, como Eduardo Galeano, Saramago entre tantos outros. Por meio de imagens de arquivos, entrevistas com personalidades e militantes do movimento social, o Tendler vai mostrando o pensamento do geógrafo.

Ao longo do documentário são inúmeras as narrativas que caracterizam o atual contexto histórico. No início do filme vemos o Milton Santos afirmar: "Descolonizar a mente é olhar com os seus próprios olhos". Em outro momento, o Galeano, brilhantemente, nos presenteia: "somos ecos de vozes alheias". O filme nos inquieta, nos faz pensar, nos faz querer e fazer um outro mundo possível.

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Filme Ensaio sobre a Cegueira

No último dia 12 estreou no Brasil o filme do diretor Fernando Meireles, "Ensaio sobre a Cegueira". A produção é baseada no livro do escritor português José Saramago. Trata de uma epidemia que tira a visão das pessoas, conhecida como "cegueira branca". À medida que as pessoas vão sendo infectadas são colocadas num hospital abandonado para que fiquem afastadas dos demais moradores da cidade. Acontece que, a todo tempo, o hospital vai recebendo mais e mais gente. Com isto, a superlotação, a pouca comida, os cegos vão tentando sobreviver e tornam-se seres que buscam simplesmente satisfazer os seus instintos primários.

Cabe destacar o papel de Julianne Moore que interpreta a mulher do médico. Por enxergar acaba guiando vários dos acometidos da "cegueira branca". O papel dela é central, ao ver tudo, mesmo assim, consegue ser solidária.

O que muito me chamou a atenção é o papel dos homens. Quando é preciso negociar comida, as mulheres vão logo para o sacrifício, como nas guerras. É um excelente filme!! Como já li o livro, percebo que o filme consegue retratar com muita propriedade os principais momentos do romance de Saramago.

terça-feira, 9 de setembro de 2008

Pistas para o cuidado com a Terra

O teólogo Leonardo Boff escreveu no portal da Revista Fórum, um belo artigo indicando pistas para todos nós cuidarmos da Terra. Dentre tantas sugestões, destaco os 7 erres que nos levam a uma outra atitude com o meio ambiente. Vejamos: reduzir, reutilizar, reciclar, rearborizar, rejeitar, respeitar e se responsabilizar. Confiram no portal da revista.

sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Nossas Assimetrias

Conversando com a Aparecida, senhora de 50 anos, que todas as 5ªs. feiras faz limpeza no meu apartamento, ela manifestou preocupações com o filho que, há 1 mês, no Estado de Goiás, está sem aulas, tendo em vista a greve dos professores. O filho dela acabou de fazer 18 anos e está terminando o ensino médio. Para não ficar sem fazer nada ao longo da greve, está trabalhando na “política”, ou seja, recebe uns trocados para fazer campanha para um candidato a prefeito.

Continuando a nossa conversa, ela informou que, na outra casa em que trabalha, os donos têm uma filha de 15 anos que está indo estudar na Suíça. A garota, filha de pais de classe média alta, sempre estudou em “boas” escolas particulares, além de ter oportunidades de viagens, acesso à livros e cultura.

O que inquieta é a concentração das oportunidades. A Aparecida é negra, seu filho é negro. Ainda neste país, os negros continuam sobrevivendo das ocupações menos valorizadas socialmente. A reprodução das desigualdades continua.....