terça-feira, 7 de abril de 2009

Concentração da produção de riqueza

No último dia 2 de abril foi lançado o 3º volume da série Atlas da Nova Estratificação Social do Brasil, produzido pelo economista Marcio Pochamann, presidente do IPEA. O terceiro livro da série Proprietários: Concentração e Continuidade, revela que os meios de produção de riqueza do país estão concentrados nas mãos de 6% dos brasileiros. Como diz Gilberto Gil "Ó, mundo tão desigual,Tudo é tão desigual Ó, de um lado este carnaval, Do outro a fome total".
De acordo com o livro, apenas um brasileiro de cada 20, é dono de alguma propriedade que produz renda como: empresa, imóvel, propriedade rural ou até mesmo conhecimento, que é considerado um bem .
A questão que fica para todos é: como é possível democracia política diante de tanto concentração de riqueza?
Outra informação importante diz respeito ao perfil dos brasileiros proprietários, qual seja, na sua maioria, de idade entre 30 e 50 anos, é de cor branca e possui curso superior.

segunda-feira, 6 de abril de 2009

Semana Nacional de Educação Pública


A CNTE organizará entre os dias 20 e 24 de abril, a Semana Nacional de Educação Pública. O evento visa discutir entre outros temas, as diretrizes nacionais da carreira do magistério e o reconhecimento dos funcionários de escola. Outras informações estão disponíveis no no portal da entidade.