segunda-feira, 20 de julho de 2009

Congresso da UNE



Na última semana aconteceu em Brasília o 51º Congresso da UNE. O presidente eleito no Congresso, Augusto Chagas, afirma: "Fazer parte do movimento estudantil é como cursar uma segunda universidade. É um espaço que favorece a formação humanista, de cidadão crítico e comprometido com seu papel na sociedade e na transformação do Brasil". Esta declaração é motivadora para que muitos dos jovens que hoje frequentam às instituições de ensino superior e são formados quase que, exclusivamente, pela sociedade do espetáculo que só estimula o consumo e o individualismo.
O Congresso da UNE trouxe muitas novidades. Destaco a participação de estudantes dos cursos de educação a distância que, pela primeira vez são representados no congresso. Foram quase 350 delegados provenientes dos cursos de educação a distância. Espero com isso que a realidade da educação a distância no Brasil seja direcionada, fundamentalmente, para a qualidade e a ampliação do acesso ao ensino superior, ao invés da lógica expansionista que só visa lucros, de algumas instituições superiores privadas.

"mais mulheres do que homens que têm empregos precários"

Os direitos humanos das mulheres estão longe de ser alcançados, ainda. Segundo o último informe do Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher (Unifem), apresentado na semana passada em Pretória, é urgente aumentar a participação das mulheres nos cargos de decisão e, além disso, reestrurar as instituições para que consigam incorporar as suas necessidades. Mais informações vejam no endereço da Revista Fórum.