sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Filme "O Contador de Histórias"


Como Pedagoga fiquei alegre com o filme do Luiz Villaça "O Contador de Histórias" que foi inspirado na vida do Pedagogo Roberto Carlos Ramos. O filme trata, também, da pobreza em nosso país e, ainda, das dificuldades das mães negras e pobres para criarem seus filhos sozinhas (a velha história da solidão das mulheres em assumir tantas responsabilidades).
A ilusão com a FEBEM, instituição que estava sendo criada na década de 70 em Belo Horizonte, motiva a mãe de Roberto a deixá-lo nesta instituição para ser educado, vistos as suas precárias condições de vida. Entretanto, a prisão e a falta efetiva de assistência faz com que o menino fuja, recorrentemente, para viver nas ruas. Este processo durou em torno de sete anos, até o garoto conhecer uma Pedagoga Francesa que, com muita paciência, carinho e dedicação, resgata a criança para o gosto pelos estudos e a retornar a casa da mãe.
É um belo filme!! Pela história que, no meu entendimento, nos inspira para não cristalizarmos idéias de que crianças que vivem nas ruas "não têm jeito", assim como, para valorizar os professores pedagogos, tão desacreditados nesta sociedade que prima por carreiras que são melhores remuneradas.

domingo, 9 de agosto de 2009


A AFROPRESS - Agência Afroétnica de Notícias disponibiliza entrevista com Mano Brown que esteve presente na 2ª Conferência de Igualdade Racial, realizada em julho no Distrito Federal.