sábado, 26 de setembro de 2009

Seu Adelino

No Portal da Revista Fórum, li uma crônica sobre a agonia do Seu Avelino. Este senhor que já foi um catador e teve a sua cooperativa incendiada, sabe lá por quem, chora ao olhar para imensos condomínios da cidade de São Paulo. Ele questiona: "Eles têm tanto, porque fazem isso com a gente? Pedimos tão pouco".

Ao ler a crônica comecei a pensar sobre o Distrito Federal. Observamos a cada dia mais nesta região do Planalto Central, uma lógica fundiária que continua privilegiando que tem poder. A cidade não tem mais espaço, cada área fazia vem sendo oucupada por blocos e mais blocos de apartamentos. A sensação que temos ao andar pelo DF é de total sufocamento, são prédios e prédios sendo cosntruídos. Os donos do poder estão derrubando toda uma área verde para construir apartamentos de mais de 800 mil reais. A cara de pau é tão desvairada que denominam, o novo bairro, de condomínio ecológico.

Assim como Seu Aldelino, quantas pessoas no DF olham para tantas construções e pensam "Quem se importa com a gente". No endereço da revista vejam a crônica completa.