sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

"Ensino médio: a pior etapa da educação do Brasil"

O Portal IG está com uma série de reportagens nesta semana (21 a 25 ) de fevereiro sobre os problemas do ensino médio. Segundo uma das matérias, dos estudantes que chegam ao ensino médio, metade não conclui esta etapa da educação básica. Os que concluem 90% não aprendem o mínimo necessário. Sugiro a leitura dos textos que revelam questões que, há muito tempo, nós educadores procuramos debater nos espaços educacionais.

sábado, 19 de fevereiro de 2011

"Biutiful"

Assisti o filme "Biutiful" no final de semana passado. Achei a película sensacional! Do diretor mexicano Alejando Gonzalez Iñarritu tem excelente interpretação do ator espanhol Javier Bardem. O filme trata dos sofrimentos contemporâneos. Sofrimentos dos povos que deixam os seus países para conseguirem uma vida melhor na Europa. Trata também da morte, do final da vida e da necessidade de um pai deixar algo para os filhos ainda tão pequenos.

Neste filme, o contexto é o da Espanha com as suas dificuldades econômicas vivenciadas na primeira década do ano 2000. O filme está centrado na vida de Uxbal (Javier Bardem), um espanhol que sobrevive de ajudar as pessoas a morrerem e da exploração de imigrantes asiáticos e africanos. O personagem sabe que vai morrer. Tem um câncer de próstata, mas luta para deixar algo para os filhos, explorando imigrantes e, ao mesmo tempo, buscando ajudá-los.

Para mim foi importante ver o filme, sobretudo por conseguir mostrar um contexto de Espanha falida no seu projeto de bem-estar social.

domingo, 6 de fevereiro de 2011

"O Perigo da História Única"

Sempre que vejo o vídeo "O Perigo da História Única" com a escritora nigeriana Chimamanda Adichie, aprendo muito e me indigno mais. É excelente! O discurso da escritora descontroi, inteligentemente, a visão fechada de mundo, o olhor etnocêntrico.