segunda-feira, 27 de junho de 2011

Um brasileiro na FAO

No domingo, 26 de junho, aconteceu a 37ª Conferência da FAO que elegeu o brasileiro José Graziano como o novo diretor-geral da Organização da Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO). Este resultado consagra a bem sucedida política do ex-presidente Lula de erradicação da fome no Brasil. Além disso, a continuidade do governo Lula pela Presidenta Dilma Roussef com o programa "Brasil Sem Miséria" contribui para a eleição de Graziano.


domingo, 26 de junho de 2011

"O Valioso Tempo dos Maduros" - Mário de Andrade

Nada como a poesia para sermos mais. Deliciem com Mário de Andrade.

O Valioso tempo dos maduros

Contei meus anos e descobri que terei menos tempo para viver daqui para a frente do que já vivi até agora.

Tenho muito mais passado do que futuro.
Sinto-me como aquele menino que ganhou uma bacia de jabuticabas.
As primeiras, ele chupou displicente, mas percebendo que faltam poucas, rói o caroço.

Já não tenho tempo para lidar com mediocridades.
Não quero estar em reuniões onde desfilam egos inflados.
Inquieto-me com invejosos tentando destruir quem eles admiram, cobiçando seus lugares, talentos e sorte.

Já não tenho tempo para conversas intermináveis, para discutir assuntos inúteis sobre vidas alheias que nem fazem parte da minha.

Já não tenho tempo para administrar melindres de pessoas, que apesar da idade cronológica, são imaturos.

Detesto fazer acareação de desafetos que brigaram pelo majestoso cargo de secretário geral do coral.

As pessoas não debatem conteúdos, apenas os rótulos.
Meu tempo tornou-se escasso para debater rótulos, quero a essência, minha alma tem pressa...

Sem muitas jabuticabas na bacia, quero viver ao lado de gente humana, muito humana, que sabe rir de seus tropeços, não se encanta com triunfos, não se considera eleita antes da hora, não foge de sua mortalidade...

Só há que caminhar perto de coisas e pessoas de verdade.
O essencial faz a vida valer a pena.
E para mim, basta o essencial.





sábado, 25 de junho de 2011

Itsván Mészáros

Sugiro que leiam trechos da entrevista com o filósofo húngaro, Itsván Mészáros, realizada pela Revista Carta Capital.

sexta-feira, 24 de junho de 2011

"Histórias de Paixão" Por Isabel Allende

O vídeo traz um instigante discurso da escritora Isabel Allende sobre paixão. O foco é a valorização das mulheres.

terça-feira, 21 de junho de 2011

Carta do 2º Encontro de Blogueiros Independentes

No portal Barão de Itararé encontramos a Carta do II BlogProg - Brasília - Junho de 2011. Neste documento, os blogueiros reafirmam a necessidade de democratizar a comunicação no Brasil. Para tanto, sugerem a aprovação de um Marco Regulatório dos meios de comunicação, defendem que seja aprovado um Plano Nacional de Banda Larga, destacam que são contra a qualquer tipo de censura ou restrição à internet, e, ainda, conclaman o fortalecimento do movimento da blogosfera progressista.


domingo, 19 de junho de 2011

2º Encontro de Blogueiros Independentes - dia 17 de junho

Foto Lucídio Ximenes

A manhã de sábado do 2º Encontro de Blogueiros Independentes reuniu em excelente debate, três grandes personalidades, o jurista Fábio Konder Comparato, o professor Venício Lima e a deputada Luiza Erundina. O primeiro a falar foi o Prof. Venício Lima que destacou as razões para um marco regulatório dos meios de comunicação no Brasil. Entre as cinco razões destacadas pelo professor cabe ressaltar a compreensão de que a comunicação é um direito humano. Para ele, pensar a comunicação como tal é "quebrar o monopólio da voz", "dá voz a que não tem voz".

O jurista Fábio Konder Comparato encantou o público. Iniciou a sua exposição afirmando: "O poder é o nervo central da vida política". Para o jurista o poder capitalista não está fundado na violência, mas na sedução e na corrupção, "O poder capitalista lembra a serpente. Ela não é violenta é sedutora". Comparato apresentou estudo da Unesco sobre o ambiente regulatório para radiofusão no Brasil. O estudo concluiu que a mídia brasileira é dominada por 35 grupos, que controlam 516 empresas. Segundo o jurista, uma única rede detém 51,9% da audiência nacional. Após a divulgação desses dados, o jurista nos informou que os pesquisadores responsáveis pelo estudo Toby Mendel e Eve Salomon
foram chamados pela TV Globo. Este veículo de comunicação ameaçou romper contrato com a UNESCO na promoção do Criança Esperança.

A deputada Federal Luíza Erundina, coordenadadora da Frente Parlamentar pela Democratização dos Meios de Comunicação, relatou a dificuldade que passa na Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática para garantir o debate em torno da democratização da comunicação. Ela contou que há deputados que tem concessões de rádio e TV. Enfim, foi uma rica manhã de discussões sobre o futuro da comunicação no Brasil.

Carta Manifesto da Marcha das Vadias de Brasília

Ontem (18/06), por volta das 12h, aconteceu a Marcha das Vadias, aqui no DF. Passei rapidamente por lá, pois estava no 2º Encontro de Blogueiros Independentes. Este movimento (Slut Walk) começou no Canadá em abril deste ano depois de um policial ter afirmado que a violência sexual na Universidade de Toronto acontece porque as mulheres se vestem como vagabundas. A partir de então, inúmeros protestos estão acontecendo em todo o mundo como forma de denunciar a violência contra a mulher. Abaixo transcrevo a "Carta Manifesto da Marcha das Vadias de Brasília".

Carta Manifesto da Marcha das Vadias de Brasília – Por que marchamos?

Em Brasília, marchamos porque apenas nos primeiros cinco meses deste ano, foram 283 casos registrados de mulheres estupradas, uma média de duas mulheres estupradas por dia, e sabemos que ainda há várias mulheres e meninas abusadas cujos casos desconhecemos; marchamos porque muitas de nós dependemos do precário sistema de transporte público do Distrito Federal, que nos obriga a andar longas distâncias sem qualquer segurança ou iluminação para proteger as várias mulheres que são violentadas ao longo desses caminhos.

No Brasil, marchamos porque aproximadamente 15 mil mulheres são estupradas por ano, e mesmo assim nossa sociedade acha graça quando um humorista faz piada sobre estupro, chegando ao cúmulo de dizer que homens que estupram mulheres feias não merecem cadeia, mas um abraço; marchamos porque nos colocam rebolativas e caladas como mero pano de fundo em programas de TV nas tardes de domingo e utilizam nossa imagem semi-nua para vender cerveja, vendendo a nós mesmas como mero objeto de prazer e consumo dos homens; marchamos porque vivemos em uma cultura patriarcal que aciona diversos dispositivos para reprimir a sexualidade da mulher, nos dividindo em “santas” e “putas”, e muitas mulheres que denunciam estupro são acusadas de terem procurado a violência pela forma como se comportam ou pela forma como estavam vestidas; marchamos porque a mesma sociedade que explora a publicização de nossos corpos voltada ao prazer masculino se escandaliza quando mostramos o seio em público para amamentar nossas filhas e filhos; marchamos porque durante séculos as mulheres negras escravizadas foram estupradas pelos senhores, porque hoje empregadas domésticas são estupradas pelos patrões e porque todas as mulheres, de todas as idades e classes sociais, sofreram ou sofrerão algum tipo de violência ao longo da vida, seja simbólica, psicológica, física ou sexual.

No mundo, marchamos porque desde muito novas somos ensinadas a sentir culpa e vergonha pela expressão de nossa sexualidade e a temer que homens invadam nossos corpos sem o nosso consentimento; marchamos porque muitas de nós somos responsabilizadas pela possibilidade de sermos estupradas, quando são os homens que deveriam ser ensinados a não estuprar; marchamos porque mulheres lésbicas de vários países sofrem o chamado “estupro corretivo” por parte de homens que se acham no direito de puni-las para corrigir o que consideram um desvio sexual; marchamos porque ontem um pai abusou sexualmente de uma filha, porque hoje um marido violentou a esposa e, nesse momento, várias mulheres e meninas estão tendo seus corpos invadidos por homens aos quais elas não deram permissão para fazê-lo, e todas choramos porque sentimos que não podemos fazer nada por nossas irmãs agredidas e mortas diariamente. Mas podemos.

Já fomos chamadas de vadias porque usamos roupas curtas, já fomos chamadas de vadias porque transamos antes do casamento, já fomos chamadas de vadias por simplesmente dizer “não” a um homem, já fomos chamadas de vadias porque levantamos o tom de voz em uma discussão, já fomos chamadas de vadias porque andamos sozinhas à noite e fomos estupradas, já fomos chamadas de vadias porque ficamos bêbadas e sofremos estupro enquanto estávamos inconscientes, já fomos chamadas de vadias quando torturadas e estupradas por vários homens ao mesmo tempo durante a Ditadura Militar. Já fomos e somos diariamente chamadas de vadias apenas porque somos MULHERES.

Mas, hoje, marchamos para dizer que não aceitaremos palavras e ações utilizadas para nos agredir enquanto mulheres. Se, na nossa sociedade machista, algumas são consideradas vadias, TODAS NÓS SOMOS VADIAS. E somos todas santas, e somos todas fortes, e somos todas livres! Somos livres de rótulos, de estereótipos e de qualquer tentativa de opressão masculina à nossa vida, à nossa sexualidade e aos nossos corpos. Estar no comando de nossa vida sexual não significa que estamos nos abrindo para uma expectativa de violência, e por isso somos solidárias a todas as mulheres estupradas em qualquer circunstância, porque foram agredidas e humilhadas, tiveram sua dignidade destroçada e muitas vezes foram culpadas por isso. O direito a uma vida livre de violência é um dos direitos mais básicos de toda mulher, e é pela garantia desse direito fundamental que marchamos hoje e marcharemos até que todas sejamos livres.

Somos todas as mulheres do mundo! Mães, filhas, avós, putas, santas, vadias...todas merecemos respeito!

Marcha das Vadias BSB

Saionara Reis

CADir-UnB

DCE-UnB - Gestão Amanhã vai ser MAIOR

Brasil &Desenvolvimento - B&D

PET Dir - Programa de Educação Tutorial do Direito UnB

sábado, 18 de junho de 2011

Lula no 2º Encontro de Blogueiros


Foto: Lucídio Ximenes

Como participei da abertura, trago abaixo algumas pérolas da fala do Ex-Presidente Lula:
"Ser brogueiro é chique, brogueiro progressista mais ainda".
"Vocês evitaram que os falsos formadores de opinião pública ditassem regras do que deveria acontecer no país".
"O preconceito contra a mulher é infinitamente maior que o do homem".
"Vocês são uma alternativa"."
"Tudo é moderno quando é no sapato dos outros".
" Vocês foram xingados exatamente por aqueles que faziam a sujeira".

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Stand By Me por Músicos de Rua

A música "Stand By Me" de Ben E. King/Leiber/Stoller cantada por músicos de vários cantos deste mundão, é lindíssima.

2º Encontro de Blogueiros Independentes


Hoje tem início o Encontro dos Blogueiros Independentes, a partir das 19h na 902 sul, bloco C. A estrela do evento é o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Os temas centrais dos 2 dias de dicussões serão: marco regulatório da comunicação no Brasil, a democratização da comunicaçao, sindicalismo na internet, mulhers na blogosfera, militância digital, entre outros. São vários os blogueiros independentes que comporão as mesas de debates, cito alguns: Brizola Neto (Tijolaço), Rodrigo Vianna (Escrevinhador), Paulo Henrique Amorim (Conversa Afiada), Eduardo Guimarães (Blog da Cidadania), entre outros.

terça-feira, 14 de junho de 2011

Trabalhador soterrado em obra no DF

Acabo de ler a notícia no Correio Web que o trabalhador Paulo Amaral Assunção, 66 anos, foi soterrado, ontem, dia 13 de junho, em uma obra no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA). Paulo estava dentro de um "tubulão", a 13 metros de profundidade, quando a terra caiu sobre ele. Este acidente me fez pensar duas questões. A primeira, as péssimas condições de trabalho na construção civil deste país. É muito comum vermos nos órgãos de imprensa acidentes deste tipo. A outra, diz respeito a idade do seu Paulo, que com 66 anos ainda precisa se submeter a um trabalho de ficar a 13 metros de profundidade. É muito triste!

domingo, 12 de junho de 2011

2º Encontro de Blogueiros Independentes

Participarei no próximo final de semana (17, 18 e 19/06) do segundo Encontro de Blogueiros Independentes. Eduardo Guimarães, em seu blog, informa que o Presidente Lula participará da abertura no dia 17 de junho. Abaixo compartilho a programação do evento.

Local: Centro de Convenção da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC)

SGAS. Avenida W-5, Quadra 902, Bloco C – Telefone: (61) 3214-8000

Dia 17 de junho, sexta-feira

17 horas – Início do credenciamento.

19 horas – Palestra do ministro Paulo Bernardo sobre os desafios da comunicação no governo Dilma Rousseff;

21 horas – Festa de confraternização.

Dia 18 de junho, sábado

9 horas – A luta por um novo marco regulatório da comunicação.

- Deputada Luiza Erundina – coordenadora da Frente Parlamentar pela Liberdade de Expressão;

- Jurista Fábio Konder Comparato – autor da Ação de Omissão (ADO) do Congresso Nacional na regulamentação da comunicação;

- Professor Venício Lima – autor do livro recém-lançado “Regulação das comunicações”.

14 horas – Oficinas autogestionadas e simultâneas.

1- Os partidos e a luta pela democratização da comunicação.

- José Dirceu (PT), João Arruda (PMDB), Brizola Neto (PDT), Renato Rabelo (PCdoB), Randolfe Rodrigues (PSOL) – mediação: José Augusto Valente;

2- O sindicalismo na era da internet.

- Artur Henrique (CUT), Luis Carlos Mota (FS), Nivaldo Santana (CTB), Ricardo Patah (UGT), Ubiraci Dantas (CGTB) e Toninho (Diap) – mediação: Rita Casaro;

3- A política da internet, tecnologias e a neutralidade na rede.

- Sérgio Amadeu, Marcelo Branco, Ricardo Poppi, José Carlos Caribé, Tatiane Pires – mediação: Diego Casaes;

4- “Arte, humor, militância e compromisso: agora por nós mesmos. Compartilhando experiências”.

- Mediação: Sérgio Teles e Paula Marcondes;

5- Reforma agrária e as perspectivas na comunicação.

- Gilmar Mauro, Rodrigo Vianna, Letícia Silva, Sergio Sauer – mediação: Igor Felippe;

6- Mulheres na blogosfera.

- Luka da Rosa, Amanda Vieira, Mayara Melo – mediação: Niara de Oliveira;

7- Perseguição e censura contra a blogosfera.

- Paulo Henrique Amorim, Esmael Morais e Lino Bocchini – mediação: Altamiro Borges.

8- A militância digital e as redes sociais

- Eduardo Guimarães, Luis Carlos Azenha, Conceição Oliveira (Maria Frô) – mediação: Conceição Lemes.

9- Lan Houses e a internet na periferia.

- Mediação: Mario Brandão.

10- A economia da outra comunicação: os caminhos e desafios da sustentabilidade da blogosfera

- Ladislau Dawbor, Marcio Pochmann, Clayton Mello – mediação: Renato Rovai.

• Oficina sobre ferramentas do blog – mesa: Marcos Lemos;

Dia 19 de junho, domingo

9 horas – reuniões em grupo: troca de experiência, balanço e desafios da blogosfera progressista;

14 horas – Plenária final: aprovação da carta dos blogueiros e constituição da nova comissão nacional organizadora.

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Por Carlos Drummond de Andrade

Encontrei o texto do poeta Carlos Drummond de Andrade, que apresento abaixo, por acaso. Tenho tentado na minha luta pela educação, mostrar que o papel das escolas infantis é propiciar ao máximo, brincadeiras, cantos, desenhos, atividades diversas com o corpo às nossas crinças. Eentretanto, o que vejo é uma antecipação do ensino fundamental. O poeta, claro, fala de um jeito inquestionável.

"Brincar com crianças não é perder tempo, é ganhá-lo; se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem."
( Carlos Drummond de Andrade )

terça-feira, 7 de junho de 2011

Abdias Nascimento


Imagem da Internet

Não poderia deixar de registrar neste blog a morte do guerreiro do povo negro, Abdias Nascimento, ocorrida no dia 23 de maio de 2011. Abdias foi um símbolo da resistência negra. Atuou de forma incansável contra o racismo no Brasil. Nasceu em Franca, São Paulo, em 1914. Foi artista plástico, escritor, poeta e dramaturgo. Além de tudo isso, teve uma militância política inquestionável.