domingo, 25 de setembro de 2011

Alunos de 10 anos atira em Professora

Mais uma tragédia acontece no espaço da escola. A violênica ocorrida, no último dia 22 de setembro, foi dirigida contra uma professora. Vejam que mundo estamos construindo: uma criança de 10 anos, sem trajetória de violência, com família que a acompanha, estudiosa, atira numa professora. O que dizer sobre isso? Quem são os responsáveis? De que maneira essa criança acessa os conteúdos violentos deste mundo?

Como professora afirmo que, cada dia mais está muito difícil ser professor neste país. O sentimento que tenho é que tudo que a sociedade não consegue resolver, direciona para a escola. Os professores, nas minhas pesquisas, estão entre os profissionais que mais adoecem por conta do trabalho. Por outro lado, a escola pública é constantemente achincalhada por todos, sejam grupos midíaticos, alguns usuários e, até mesmo, os governos. Fico inquieta com as avaliações produzidas sobre a escola que geram rankings em que as escolas públicas estão sempre atrás das privadas, comparando o que é incomparável. Pergunto? Em que medida este processo não é uma violência?

Qual a saída? O Brasil precisa olhar para os seus espaços públicos. Quando estes forem verdadeiramente públicos, todos cuidarão. Não é aceitável os professores serem, hoje, tão desvalorizados socialmente. Ensino estudantes do curso de Pedagogia na UCB e observo o quanto que este grupo sofre por quererem ser professores de crianças. Há discriminações por toda parte, dos familiareis, dos estudantes dos outros grupos e, pasmem, de professores que dizem: "Ser professor, você é louco!" Há algo de muito errado neste mundo... por todo lado ouve-se o discurso da educação, por outro, os seus profissionais com a sua instituição, a escola, são inferiorizados, vivenciam violência de toda ordem. Está na hora de macharmos pela escola pública, pelo espaço público, pelos professores, por 10% do PIB para educação, por que não???

domingo, 11 de setembro de 2011

Sobre Macumba

O vídeo "Tudo o que você gostaria de saber sobre macumba e nunca teve coragem de perguntar" é educativo e desenvolve um outro olhar sobre as religiões de matriz africana.

sábado, 10 de setembro de 2011

Documentário "Sagrada Terra Especulada"

Vejam o documentário "Sagrada Terra Especulada - A luta contra o setor noroeste" que foi produzido pelo Centro de Mídia Independente do DF.

Louis Armstrong - La Vie En Rose (lyrics)

"Não gosto de mulheres negras, não darei senhas para vocês"


O racismo no cotidiano do nosso país continua muito forte. Segundo o portal Maria Preta, na tarde do dia 5 de setembro na Bienal do Livro do Rio de Janeiro, alunos da Escola Estadual Guilherme Briggs, vivenciaram o racismo na pele. Duas estudantes ao tentarem conseguir uma senha para participar de uma das atividades da feira, escutaram do promotor na estende da Editora Abril o seguinte: "Não vamos dar a senha porque vocês são pretas do cabelo duro", e também "não gosto de mulheres negras, por isso não darei senhas para vocês". E agora???