quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Edgar Morin no Le Monde Diplomatique Brasil

Final de ano, Natal, penso que cabe pensarmos sobre o nosso mundo, sugiro para tanto, a instigante entrevista do filósofo, sociólogo e etc, Edgar Morin, concedida ao Le Monde Diplomatique Brasil
Algumas assertivas  de Edgar Morin:
"O que faz falta é um pensamento político. A situação demanda um pensamento que não seja somente analítico, mas dê uma direção, um caminho."
"Entre a desilusão e o encantamento existe uma via que é a da vontade e da esperança."
"Portanto, existem muitas coisas que estão invisíveis, o futuro não é previsível, é preciso resistir e construir o improvável."

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Filme Elefante Branco

Para não deixar de registrar os filmes que assisto, gostaria de sugerir a ótima película Argentina "Elefante Branco", do diretor Pablo Tapero. O filme mostra a vida de padres católicos em uma favela em Buenos Aires. Tem tudo que conhecemos em nosso país, briga entre traficantes, padres bem intencionados enfrentanto a rigidez da igreja, trabalhadores da construção civil extremamente explorados, jovens envolvidos com droga e, claro, políticos corruptos e interessados nas suas carreiras. Uma saudação ao cinema argentino!

domingo, 9 de dezembro de 2012

Contra a redução da maioridade penal

A Abrinq, fundação que luta pelos direitos das crianças e dos adolescentes divulgou uma importante carta aberta ao Senado apresentando parecer desfavorável à PEC que prevê a redução da maioridade penal. Vale a pena ler a carta.