segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Thomas Sankara

Thomas Sankara foi um grande líder revolucionário em Burkina Faso. Íntegro, teve como foco da revolução o bem estar do povo. Apreciem uma de suas afirmativas: “O mais importante é ter levado o povo a ter confiança nele mesmo, a entender que, finalmente, ele pode se sentar e escrever seu desenvolvimento; escrever a sua felicidade; dizer o que desejar. E, ao mesmo tempo, sentir o preço a ser pago por essa felicidade”. Infelizmente foi traído pelo número 2 da revolução que se aliou aos neocolonialistas franceses e outros países entreguistas da África.  O Le Monde Diplomatique Brasil faz um ótimo resgate histórico deste revolucionário, sugiro a leitura.

domingo, 20 de janeiro de 2013

Filme Chileno "NO"

Apesar de está em poucos salas de cinema no Brasil, vale muito a pena ver o filme do "No", do diretor Pablo Larraín. O filme retrata a campanha vitoriosa do "NO" no plebiscito de 1988 no Chile que contribuiu para a derrubada da ditadura.

Clara Charf

Clara Charf, comunista, 87 anos e ainda militante.... foi companheira do Marighella... tem muito a nos ensinar, pena poucos conhecerem... vale a leitura da entrevista que o Vermelho publicou.

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

A Guerra do Coltan

Descobri sobre a guerra do Coltan lendo o livro do Slavoj Zizek "Vivendo no Fim dos Tempos". Felizmente a TV Brasil fez uma ótima matéria sobre este escândalo.