sábado, 22 de junho de 2013

sexta-feira, 21 de junho de 2013

"Primeiras Reflexões sobre as Manifestações no Brasil" - Por Emir Sader

O sociólogo Emir Sader traz algumas reflexões que merecem ser lidas sobre as manifestações de jovens que estão ocorrendo nos últimos dias. Eu gostaria de refletir sobre uma geração que vive o Facebook e, de repente, precisa sentir o mundo, sair da máquina..... em que medida, a explosão de ir para um espaço público não tem a ver, também, com esse contexto???

Penso também, que para nós, os mais antigos, é necessário refletir sobre qual o papel das instituições criadas por nós e que não conseguem alcançar uma juventude que não sai da internet???

sábado, 15 de junho de 2013

Jacob Gorender

Morreu no último dia 11, aos 90 anos, o historiador e comunista Jacob Gorender. Autor de diversos livros, como "Combate nas Trevas", "A Escravidão Reabilitada", "Marcino e Liberatore", além de sua grande obra "O Escravismo Colonial"  escrita nos anos de 1970. Este importante texto traz uma compreensão crítica da história colonial e imperial do Brasil, destacando o modo de produção: o escravismo colonial.

domingo, 9 de junho de 2013

Violência Escolar

Recentemente a APEOESP divulgou pesquisa sobre a violência escolar.  O estudo teve como objetivo entender, sob o olhar dos professores, as  percepções sobre as condições de trabalho e a segurança no bairro e na escola; os tipos de violência que ocorrem na escola; e, ainda, mostrar a compreensão dos professores sobre os fatores geradores de violência e ações que podem minimizá-la. Os participantes foram 1.400 professores da rede estadual de ensino de São Paulo. O período de coleta ocorreu entre 18 de janeiro a 05 de março de 2013.

Os docentes participantes são na sua maioria do sexo feminino (74%), sendo que,  60% são casados, e, 62% atuam em escolas de periferia. Quanto à escolaridade, 76% possuem licenciatura e 9% são bachareis. A pesquisa indica que em média os professores têm 38 alunos. 

Os estudo revelou que as escolas de periferia são mais violentas que as do centro. O policiamento é mais presente nas escolas localizadas em regiões centrais. Perguntados sobre o "o que é violência escolar?", os professores atribuíram 62% às "agressões verbais e xingamentos"; 43% à "violência física"; 33% à "falta de educação/respeito/valores". 

Quanto às situações de violência que os professores presenciam na escola, o estudo indica que, 72% observaram "alunos brigando"; 62% "ser xingado por algum aluno"; 57% "alunos se ameaçando". Para os professores, os maiores responsáveis pela violência na escola são os alunos 95%, assim como, são estes as maiores vítimas (83%), em segundo lugar, os professores (44%).

A violência mais recorrente contra o professor é a verbal. O estudo indica que "4 em cada 10 professores" já vivenciaram agressões verbais.  Para os professores participantes do estudo, "a falta de educação e de respeito dos alunos" é a principal causa da violência nas escolas (74%); em segundo lugar, eles atribuem "a educação em casa" (49%).

Os dados revelam com precisão as percepções dos professores sobre a violência escolar, o que possibilita uma ampla reflexão com vistas à construção de ações que busquem reduzir a violência no contexto escolar. No entanto, precisamos focar a nossa atenção, num dado que considero essencial da pesquisa que é o fato  dos professores atribuírem  à "falta de educação e de respeito dos alunos"  como sendo a principal causa da violência escolar.  Considero que este é um lado da questão, mas e a escola? Em que medida, a sua organização, a forma de acolhimento dos estudantes, a sua pedagogia não produz violências??

Parabenizo a APEOESP por esse rico estudo e estarei aguardando a análise dos dados que será divulgada.