segunda-feira, 24 de março de 2008

Unipalmares

No dia 13 de março, foi realizada a formatura da primeira turma de alunos de administração da Universidade da Cidadania Zumbi dos Palmares. É necessário avisar que a Unipalmares é a única instituição de ensino superior da América Latina que 87% dos seus alunos são negros. O Presidente Lula foi Patrono da turma e fez um belo discurso que vale a pena ler.

Contra a Discriminação Racial

O dia 21 de março é considerado o Dia Internacional Contra a Discriminação Racial. Esta data surgiu em memória à tragédia ocorrida em 1960, na cidade de Joanesburgo, a Capital da África do Sul. Nesta data, em torno de 20 mil negros lutavam contra a lei do passe. Esta lei, os obrigava a identificar os locais por onde podiam circular pela cidade.
As tropas do exército atirou sobre a multidão e 69 pessoas morreram e 186 ficaram feridas. É importante lembrar de tal massacre para que possamos refletir sobre o racismo ainda tão presente no nosso país. Sobre essa temática sugiro que leiam o especial da Revista Fórum que traz excelentes textos contra a discriminação racial.

segunda-feira, 10 de março de 2008

Revista Mátria


A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), publica todos os anos, como parte das comemorações do Dia Internacional da Mulher, a Revista Mátria. Na edição de 2008, encontramos os primeiros resultados de uma pesquisa que revela o perfil dos aposentados em educação no Brasil.

A revista, entre tantas matérias interessantes, faz uma homenagem a poetisa Cora Coralina. Sugiro que acessem e leiam, pois é um presente a informação de qualidade e gratuita que a entidade disponibiliza.

segunda-feira, 3 de março de 2008

Programa Aceleração da Aprendizagem

Em mensagem anterior, apresentamos nesse blog, um pouco do novo projeto do Governo do Distrito Federal que visa corrigir a distorção idade/série. Sugerimos que leiam a posição do Sindicato dos Professores no DF. Segundo o Sindicato, o que mais incomoda os professores é a substituição das aulas presenciais por tele-aulas. Além disso, o Sinpro questiona o contrato com Fundação Roberto Marinho.

É interessante acompanhar essa polêmica com vistas a perceber a visão política do atual Governo do Distrito Federal. Ao assinar um contrato com uma fundação, percebe-se um distaciamento em relação à construção de políticas públicas que visem fortalecer a escola pública e os seus profissionais. Sabemos que no DF, os professores têm excelente qualificação, por que não apresentar o desafio da correção idade/série a esses profissionais?