sábado, 27 de novembro de 2010

João Cândido - A Revolta da Chibata


No último dia 22 de novembro completaram cem anos da Revolta da Chibata. Neste dia, negros liderados por João Cândido, o Almirante Negro, realizaram uma rebelião contra os castigos que eram submetidos na marinha brasileira. João Cândido liderou o protesto a partir do navio Minas Gerais. A principal reivindicação foi a abolição dos castigos corporais praticados pela Marinha. A rebelião se espalhou pelos navios de guerra São Paulo, Bahia e Deodoro, e, por quatro dias seus canhões se voltaram para a Capital Federal. A rebelião terminou com o compromisso do governo em abolir as agressões físicas e anistia aos revoltosos. Entretano, poucos dias depois, João Cândidos e outros companheiros foram detidos.

João Cândido passou um tempo detido no Hospital dos Alienados, como louco. Apesar de ter sido absolvido das acusações foi banido da Marinha, viveu inúmeras dificuldades financierias e passou o resto da sua vida sendo discriminado e perseguido.

Somente em 2008, 98 anos após a Revolta da Chibata, foi publicado no Diário Oficial da União a Lei No. 11.756 que concede anistia ao líder João Cândido.

A música "Mestre Sala dos Mares" de João Bosco e Aldir Blanc presta homenagem ao Almirante Negro. O livro "João Cândido, O Almirante Negro" narrra a história da rebelião dos marinheiros. Outro ótimo livro feito em quadrinhos é o "Chibata! João Cândido e a Revolta que abalou o Brasil", também traz a história deste grande acontecimento histórico de resistência dos trabalhadores brasileiros.


Nenhum comentário: