domingo, 19 de junho de 2011

2º Encontro de Blogueiros Independentes - dia 17 de junho

Foto Lucídio Ximenes

A manhã de sábado do 2º Encontro de Blogueiros Independentes reuniu em excelente debate, três grandes personalidades, o jurista Fábio Konder Comparato, o professor Venício Lima e a deputada Luiza Erundina. O primeiro a falar foi o Prof. Venício Lima que destacou as razões para um marco regulatório dos meios de comunicação no Brasil. Entre as cinco razões destacadas pelo professor cabe ressaltar a compreensão de que a comunicação é um direito humano. Para ele, pensar a comunicação como tal é "quebrar o monopólio da voz", "dá voz a que não tem voz".

O jurista Fábio Konder Comparato encantou o público. Iniciou a sua exposição afirmando: "O poder é o nervo central da vida política". Para o jurista o poder capitalista não está fundado na violência, mas na sedução e na corrupção, "O poder capitalista lembra a serpente. Ela não é violenta é sedutora". Comparato apresentou estudo da Unesco sobre o ambiente regulatório para radiofusão no Brasil. O estudo concluiu que a mídia brasileira é dominada por 35 grupos, que controlam 516 empresas. Segundo o jurista, uma única rede detém 51,9% da audiência nacional. Após a divulgação desses dados, o jurista nos informou que os pesquisadores responsáveis pelo estudo Toby Mendel e Eve Salomon
foram chamados pela TV Globo. Este veículo de comunicação ameaçou romper contrato com a UNESCO na promoção do Criança Esperança.

A deputada Federal Luíza Erundina, coordenadadora da Frente Parlamentar pela Democratização dos Meios de Comunicação, relatou a dificuldade que passa na Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática para garantir o debate em torno da democratização da comunicação. Ela contou que há deputados que tem concessões de rádio e TV. Enfim, foi uma rica manhã de discussões sobre o futuro da comunicação no Brasil.

Nenhum comentário: