quinta-feira, 21 de março de 2013

Dez anos de SEPPIR

Hoje, 21 de março (Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial), participei da atividade em comemoração aos dez anos da SEPPIR. Foi um  forte e belo momento de reflexão e avaliação em torno das políticas de promoção da igualdade racial.  Como parte das comemorações, os Correios, em parceria com a SEPPIR, lançaram um lindo selo da série "América - Luta contra a Discriminação Racial". 

Outro bom momento do evento foi  o reconhecimento ao autor da novela Lado a Lado, João Ximenes e aos  atores Lázaro Ramos e Zezeh Barbosa, que foram homenageados pelos contribuições à difusão de ações que envolvem o enfrentamento ao racismo.

A atividade lançou o vídeo "Uma Década de Igualdade Racial"  em que mostra os dez anos de atuação da SEPPIR. Adorei ... marca momentos significativos da luta antirracista. Ademais, a  minha querida amiga e comadre, Nádia Rodrigues, aparece no documentário. Uma pena o vídeo ainda não está na rede. O discurso da Ministra Luiza Bairros e a vigorosa presença da Margareth Menezes abrilhataram a festividade.

Um comentário:

AFRONADIA disse...

Pois é querida comadre, soube do evento e lamentei muito não poder ir celebrar esse momento importante das nossas lutas.Sabemos que ainda falta muito para de fato eliminarmos essas sequelas de subjugo e exclusão do povo preto. Na real nem sei se um dia sorriremos por isso.Já que essa doença social chamada racismo está muito bem estruturada e invisibilizada. Mas, continuemos nossas lutas pelas reparações e justiças.AXÉ AMIGA LÊDA.