sábado, 16 de janeiro de 2010

Fábio Konder Comparato: "A propriedade está acima da dignidade da pessoa humana"

O jurista Fábio Konder Comparato em entrevista a Agência Brasil, afirma que " Os maiores crimes para a consciência conservadora brasileira não são contra a vida e a integridade pessoal, mas contra a propriedade. A propriedade está acima da dignidade da pessoa humana."
Ao analisar a terceira edição do PNDH, lançado no último dia 13 pelo Presidente Lula, Comparato reflete sobre a falsa democracia que o Brasil vivencia. Segundo o Jurista
"A impressão é que estamos onde sempre estivemos: uma espécie de cena política em que o povo, na melhor das hipóteses, é mero figurante. Isso é muito grave, nós não podemos simplesmente nos desolar diante de mais essa demonstração de que o povo não conta na política brasileira. A solução a longo prazo é a educação política do povo. A democracia é o único regime político que o povo precisa ser educado para agir. Nós temos uma democracia de fachada que mal esconde a oligarquia."

Um comentário:

Leonardo Xavier disse...

Eu acho que a dignidade da pessoa humana é importante, mas garantir os direitos das pessoas a propriedade, não necessariamente viola a dignidade humana. Eu acho que eis um dos problemas da cultura no Brasil é esse, parece que as garantias individuais de liberdade de expressão, direito a propriedade,etc são coisas coisas ruins.