terça-feira, 19 de janeiro de 2010

O Haiti - Por Eduardo Galeano

O brilhante intelectual uruguaio, Eduardo Galeano, nos presenteia com um belo artigo sobre a história de racismo e assédio que viveu e vive o Haiti. Veja um pequeno trecho do texto de Galeano que está disponível no Portal Vermelho:

" Em 1803 os negros do Haiti deram uma tremenda sova nas tropas de Napoleão Bonaparte e a Europa jamais perdoou esta humilhação infligida à raça branca. O Haiti foi o primeiro país livre das Américas. Os Estados Unidos haviam conquistado antes a sua independência, mas tinha meio milhão de escravos a trabalhar nas plantações de algodão e de tabaco. Jefferson, que era dono de escravos, dizia que todos os homens são iguais, mas também dizia que os negros foram, são e serão inferiores.

A bandeira dos homens livres levantou-se sobre as ruínas. A terra haitiana fora devastada pela monocultura do açúcar e arrasada pelas calamidades da guerra contra a França, e um terço da população havia caído no combate. Então começou o bloqueio. A nação recém nascida foi condenada à solidão. Ninguém lhe comprava, ninguém lhe vendia, ninguém a reconhecia."

Nenhum comentário: