terça-feira, 11 de outubro de 2011

"Vão tentar transformar isso num protesto moral sem coração, um processo descafeinado"

Os ótimos portais que costumo ler no Brasil, como Carta Maior e Vermelho, afirmam que o Ocupar Wall Street é o movimento mais importante do atual contexto histórico. Vários pensadores que lutam por um outro mundo possível tem visitado a ocupação. No último final de semana, foi a vez do filósofo esloveno Slavoj Zizek.

O discurso de Zizek em Wall Street está disponível no portal Carta Maior. Dentre as suas palavras fortes e necessárias sobre o capitalismo especulativo, destaco:

"Vão tentar transformar isso num protesto moral sem coração, um processo descafeinado. Mas o motivo de estarmos aqui é que já estamos fartos de um mundo onde se reciclam latas de coca-cola ou se toma um cappuccino italiano no Starbucks, para depois dar 1% às crianças que passam fome e fazer-nos sentir bem com isso. Depois de fazer outsourcing ao trabalho e à tortura, depois de as agências matrimoniais fazerem outsourcing da nossa vida amorosa, permitimos que até o nosso envolvimento político seja alvo de outsourcing. Queremos ele de volta."

Nenhum comentário: