terça-feira, 23 de setembro de 2008

"Ecos de Vozes Alheias"


No último final de semana, assisti ao filme Encontro com Milton Santos ou o Mundo Global Visto do Lado de Cá. O documentário tem direção do Silvio Tendler e expõe as mazelas da globalização a partir das idéias do geógrafo e, do olhar de quem vive no norte do planeta.

O eixo do filme é uma entrevista com o Milton Santos, ocorrida em 2001, antes da sua morte. O documentário traz personalidades do pensamento do século XX, como Eduardo Galeano, Saramago entre tantos outros. Por meio de imagens de arquivos, entrevistas com personalidades e militantes do movimento social, o Tendler vai mostrando o pensamento do geógrafo.

Ao longo do documentário são inúmeras as narrativas que caracterizam o atual contexto histórico. No início do filme vemos o Milton Santos afirmar: "Descolonizar a mente é olhar com os seus próprios olhos". Em outro momento, o Galeano, brilhantemente, nos presenteia: "somos ecos de vozes alheias". O filme nos inquieta, nos faz pensar, nos faz querer e fazer um outro mundo possível.

3 comentários:

Anônimo disse...

Lêda
Fundamental resgatar e divulgar a força do pensamento crítico e engajado de Milton Santos.

Obrigado pela indicação.

Ricardo

Unknown disse...

Lêda,
Milton Santos não deve ser esquecido! Concordo com o Ricardo quando fala da importância do resgate deste importante intelectual brasileiro, que além de crítico e engajado era extremamente elegante. Se tiver oportunidade veja a entrevista concedida por ele ao jornalista Roberto D’Avila, observe a lucidez e a serenidade na resposta da pergunta sobre preconceito, em razão de ser negro, nas universidades estrangeiras por onde passou. Disse ele: “A universidade é uma ilha onde o exercício da hipocrisia nas relações cotidianas é uma regra”.
Um país tão carente como o nosso não pode se dar ao luxo de esquecer essa gente! Parabéns pela iniciativa.
Helder

Lêda G. de Freitas disse...

Obrigada Helder! Se tiver o link da entrevista me envia que disponibilizo no blog.
Abs. Lêda