quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Filme Ensaio sobre a Cegueira

No último dia 12 estreou no Brasil o filme do diretor Fernando Meireles, "Ensaio sobre a Cegueira". A produção é baseada no livro do escritor português José Saramago. Trata de uma epidemia que tira a visão das pessoas, conhecida como "cegueira branca". À medida que as pessoas vão sendo infectadas são colocadas num hospital abandonado para que fiquem afastadas dos demais moradores da cidade. Acontece que, a todo tempo, o hospital vai recebendo mais e mais gente. Com isto, a superlotação, a pouca comida, os cegos vão tentando sobreviver e tornam-se seres que buscam simplesmente satisfazer os seus instintos primários.

Cabe destacar o papel de Julianne Moore que interpreta a mulher do médico. Por enxergar acaba guiando vários dos acometidos da "cegueira branca". O papel dela é central, ao ver tudo, mesmo assim, consegue ser solidária.

O que muito me chamou a atenção é o papel dos homens. Quando é preciso negociar comida, as mulheres vão logo para o sacrifício, como nas guerras. É um excelente filme!! Como já li o livro, percebo que o filme consegue retratar com muita propriedade os principais momentos do romance de Saramago.

Nenhum comentário: