terça-feira, 5 de maio de 2009

"Entre os Muros da Escola"


Assisti no último domingo (03/05) ao filme francês "Entre os Muros da Escola" de Laurent Cantet. O filme evidencia a geografia de uma sala de aula na periferia de Paris ao revelar o distanciamento entre professor e estudantes no contexto de uma França que convive com diferentes etnias.
De um lado temos o professor François Marin. O personagem é vivido por François Bégaudeau, que também é o autor do livro de mesmo nome. Na obra, o professor relata a sua difícil vida de lidar com estudantes do ensino médio na periferia parisiense. De outro lado, encontramos os estudantes com idade entre 13 e 15 que são africanos, asiáticos, latino-americanos e franceses.
Percebo que o trabalho do professor Marin apresenta uma ambiguidade. Vejo um esforço para ensinar a língua francesa e, ao mesmo tempo, um comportamento colonizador, no sentido de impor uma cultura que é a "verdadeira cultura". O diálogo do professor com os estudantes mostra esse comportamento. Ademais, o sofrimento dos professores em virtude de um aluno chinês (bom em matemática) ter que voltar para a China e a atitude do Conselho Disciplinar em transferir um estudante africano, denunciam o velho olhar eurocêntrico de supremacia cultural e, a incapacidade da escola contemporânea de cuidar da aprendizagem, seja na Europa ou no Brasil,.
De todo o modo, vale a pena ver o filme, sobretudo para nós que somos professores e vemos todos os dias no cotidiano de sala de aula, a dificuldade no trabalho com os jovens.

Nenhum comentário: