terça-feira, 27 de março de 2007

"Eu quero exatamente isso: espaço para poder falar."

A edição do mês de Março da Revista Nova Escola, em comemoração à edição de número 200, traz como reportagem de capa a visão dos alunos quanto à escola. O que pensam e sugerem desse ambiente onde passam grande parte da sua vida. Como o título da reportagem deixa explícito, é uma "relação de amor e ódio".


Durante três meses do ano do 2006, a editora Roberta Bencini e a fotografa Marie Ange Bordasse se juntaram em um trabalho especial com 24 estudantes de duas escolas públicas de São Paulo. O projeto oferecia uma oficina de fotografia com o objetivo de publicar uma reportagem do ambiente escolar sob a ótica dos jovens. Paralelo à oficina, alguns depoimentos foram colhidos para dar vida às imagens que seriam publicadas.


Os estudantes se apresentaram como vítimas do descaso de alguns professores e de seus conteúdos longe da realidade. Apontaram inúmeros problemas. Mas reconheciam que ao mesmo tempo eram vítimas e protagonistas dessa violência escolar. Um dos jovens logo sugere em uma parte da reportagem que "a escola seria bem melhor se os baderneiros fossem embora". Mas qual será o motivo desencadeador da ação desses "baderneiros"? Alguns querem aprender coisas que o sistema educacional não oferece ou as vezes, recua por falta de preparo. Aulas sobre drogas e educação sexual ainda causam espanto para alguns docentes, como relata uma estudante de 14 anos.


O ambiente escolar muitas vezes é confundido com um presídio. Há grades e muros cercando toda área. Como os alunos das duas escolas demonstraram em suas fotografias e depoimentos, ainda é necessário pensar em um lugar acolhedor e confortável, onde eles possam se sentir donos daquele espaço e preserva-lo com respeito. Não se sentem à vontade em ir todo santo dia à um local onde não gostam da organização do ambiente e que sé lhe oferece fórmulas matemáticas e regras gramaticais. Querem mais que isso. Além de uma formação profissional, necessitam de uma educação voltada para a sua realidade, levando em conta todo o contexto escolar, e acima de tudo, querem liberdade para falar e opinar sobre educação!


Abaixo, algumas fotos da edição e para quem quiser ver a reportagem na íntegra, o link do site da Revista Nova Escola.





Um comentário:

Carol disse...

Parabéns, Edmar pela postagem!

A escola deve ser tão atraente e inovadora a ponto de os jovens preferirem ela à rua, à violência. A pergunta básica a qual devemos fazer é: Que escola temos? Qual a escola que queremos ter? A partir disso repensar a organnização do trabalho pedagógico. Carol - Monitora.