segunda-feira, 19 de março de 2007

Falta cultura digital na sala de aula

O professor Pier Cesare Rivoltella diz que o Brasil engatinha quando se fala em inclusão digital nas escolas públicas. Até ano passado, das 143 mil instituições de ensino fundametal do país, cerca de 7 mil contavam com laboratórios de informática, segundo dados do Ministério da Educação. Porém cresce nas faculdades da Educação a preocupação em formar profissionais preparados para lidar teoricamente com a linguagem das novas mídias e seu significado nas sala de aula.
Para Rivoltella, os meios de comunicação dão impulso à inovação do ensino.É a troca da abordagem tradicional baseada na fala do professor à frente da sala de aula pelo uso de mídias que favoreçam o trabalho em grupo mais ativo, dinâmico e criativo em todas as disciplinas.
Foi feito assim a seguinte pergunta a este professor:
-O professor que não fizer isso vai ficar para trás?
A resposta foi:
-Sim, já está ficando.E digo isso porque ele não compartilha com os alunos a mesma cultura, o que gera um abismo entre eles. A pior conseqüência disso é não conseguir estabelecer um diálogo educativo. No Brasil, muitos educadores não têm sequer acesso a elas, tornando a situação ainda pior.

Matéria publicada na revista: NOVA ESCOLA, MARÇO DE 2007
Site: www.novaescola .org.br

5 comentários:

janaina disse...

Em meu conceito, acho sim que toda escola tem que estar em conexão com a tecnologia e os professores tem que estar atualizados com tal tecnologia, para que possam assim transmitir para seus alunos. Mas nem por isso devemos deixar de lado ensinamentos antigos,como por exemplo: fazer trabalhos manuscritos,isso ajuda o aluno a treinar sua escrita; outro ponto é fazer com que o aluno se disponibilize de fazer pesquisas na biblioteca, pois isso ajudará muito em sua leitura

eliana disse...

Nem toda escola tem laboratorio de informatica,por não terem condições mas os professores tem que sempre estar atualizados com as informações,e as tecnologias não se prender so com a informatica e tambem pedir para os alunos estarem lendo jornais e revista se atualizando com as informações.

eliana disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Lêda Gonçalves de Freitas disse...

Janaína,
Falta cultura digital, assim como falta cultura de ler bons livros. Além disso, muitos têm acesso a rede, mas utilizam apenas para entretenimento.
Abraços,

Carol disse...

Olá, Janaína!

A falta de cultura digital é o que reprime as pessoas de conhecerem ou se interessarem pelo que é novo, inovador dentro do ambiente educativo. Existem muitas informações boas, verídicas, agora também existem coisas absoletas na cultura digital. Refiro ao espaço "internético".
Quanto aos meios de escrita, com certeza, ele não são deixados, porque ao se enviar um e-mail você deve digitar e ao elaborar um texto também , então não se deixa de estar colocando em prática a escrita nem mesmo a leitura. Na verdade, tenho percebido que pessoas que fazem cursos ou algumas disciplinas virtuais são motivados e até mesmo mais cobrados do que pessoas que frequentam cursos virtuais. Por que temos a cultura de que na sala de aula o professor fala ou dá o conteúdo e o alunos recebem ou absorvem. Já no curso virtual a interação se faz através da digitação o que reforça as regras de netiqueta e também regras ortográgicas, pontuação etc.