quinta-feira, 29 de março de 2007

Professores ganham bem... Será?


Em um Seminário feito pela Fundação Lemann, IBMEC e Instituto Futuro Brasil baseado nos Censos de 1980, 1991 e 2000 se concluiu que os professores não ganham tão mal quanto dizem. A conclusão do Seminário em relação à esse ponto é a de que não adianta reivindicar por aumento de salários, pois isso não interfere no desempenho dos alunos. Eis a questão. Este estudo buscava avaliar os possíveis problemas da educação, que aos poucos vem sendo debatido no meio político, quanto a remuneração de docentes e a qualidade do ensino. Essa conclusão se torna vaga pelo simples fato de que o desempenho do aluno depende da atuação do professor. Se temos professores mal remunerados e frustrados com a sua profissão, teremos um desempenho fraco dos alunos. Discordando com essa conclusão, a ex-secretária municipal de Educação de São Paulo, diz que o salário inicial, em média de 500 reais, não proporciona compromisso com o trabalho.
O essencial é buscar a valorização salarial e profissional. Se faz necessário esclarecer a importância de ser professor.
Para ter acesso à reportagem na íntegra, acesse o link logo abaixo.
http://revistaescola.abril.com.br/reportagem/cobertura/repsemanal_221666.shtml

2 comentários:

Carol disse...

Olá, Edmar!

Muito Boa!
A pergunta é a seguinte: bom comparado a quê? Ou seja, o salário do professor é bom comparado ao de quem? De um gari? De uma faxineira? Se formos olhar por essa ótica percebemos que os profissionais da educação ganham muito bem, não têm o que reclamar. Será que um professor afalbetizador trabalha menos, se dedica menos do que um juiz, um médico, um engenheiro?...Professores se dedicam para ensinar. Sabemos o que é isso? Muitos estudam bastante e, no entanto, não são reconhecidos profissionalmente. Muitas vezes são vistos como vagabundos pelos pais que não concordam com as greves, mas que apenas depositam seus filhos na escola como se fosse um alívio estar longe do filho "bagunceiro", "danado". Mas é para esse tipo de aluno que o professor também tem que ensinar, ter paciência, copmpreender os problemas que ele enfrenta na família....Desabafo! Carol - Monitora.

Almira disse...

Olá, Carol!

Concordo plenamente com suas colocações.Diante da responsabilidade que nós professores temos e da tarefa difícil do que é ensinar estamos longe de ganhar bem.Não somos menos importantes do que um juíz, um médico ou um engenheiro, mesmo ganhando menos que eles.Antes deles se tornarem um médico ou um juíz, precisaram da ajuda de um professor.