terça-feira, 20 de março de 2007

Principais Metas do Plano de Desenvolvimento de Educação

Os educadores do Brasil devem acompanhar as metas do Plano de Desenvolvimento da Educação, que estão em estudo no Ministério da Educação, são elas:
1 - Criação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, variando de 0 a 10.
2 - Piiso salarial nacional para os professores do ensino básico.
3 - Implementação do programa Pró-Infância, que vai destinar recursos federais para a construção de creches e pré-escolas.
4 - Investimento em formação continuada de professores.
5 - Criação de uma bolsa para estimular os jovens com até 17 anos, de famílias com baixa renda e que estão fora da escola a voltar a estudar.
6 - Modificação do sistema de crédito estudantil.
7 - Realização do Provinha Brasil, um exame para avaliar a qualidade da alfabetização de crianças das escolas públicas .
8 - Organização da Olimpíada de Língua Portuguesa.
9 - Universalização dos laboratórios de informática para escolas públicas de 5ª a 8ª séries, num primeiro momento, e depois de 1ª a 4ª.
10 - Ampliação do programa Luz para Todos para que cerca de 18 mil escolas passem a ter acesso a energia elétrica.
11 - Incentivo a produção audiovisual digital voltada para a educação de qualidade, com investimento de R$ 70 milhões.
12 - Modificação do Programa Brasil Alfabetizado, com ampliação das ações para municípios com maiores taxas de analfabetismo e concessão de bolsas para professores atuarem como alfabetizadores de jovens e adultos.
13 - Criação de linha de financiamento no BNDES para que prefeituras possam renovar frota de veículos para transporte escolar.
14 - Criação de um Instituto Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, com unidades em todas as cidades-pólo do país.
15 - Regulamentação da lei do estágio.

Nenhum comentário: