quinta-feira, 19 de abril de 2007

19 de abril


Neste 19 de abril de 2007 não podemos, como educadores, deixar de refletir sobre a situação dos povos indígenas que eram maioria antes da colonização portuguesa, e hoje, não chegam a 1 milhão, de acordo com o IBGE/2000.

Segundo o Conselho Indigenista Missionário, os povos indígenas estão presentes em 24 estados da federação vivendo em suas terras tradicionais (demarcadas ou não), além de uma grande quantidade de indígenas morando nos centros urbanos. São mais de 180 línguas, 241 povos e 850 terras indígenas. No endereço:
http://www.cimi.org.br/?system=news&action=read&id=599&eid=292 vocês encontrarão informações sobre os 241 povos indígenas que vivem no Brasil.

Como parte da luta dos povos índigenas, será instalada hoje, às 15h, no Palácio do Planalto com a presença do Presidente Lula e de Lideranças Indígenas, a Comissão Nacional de Política Indigenista (CNPI). Serão 20 lideranças indicadas por organizações indígenas e quatro representantes de entidades da sociedade civil que terão assento no colegiado que vai integrar a estrutura do Ministério da Justiça. A CNPI terá a função de propor diretrizes para a política indigenista do governo federal e acompanhar a tramitação de projetos de lei.

Esperamos que com essa iniciativa os Povos Indígenas tenham mais visibilidade na sociedade e no processo de elaboração de políticas públicas para a área.

Nenhum comentário: