sexta-feira, 13 de abril de 2007



VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS



A Rede Globo de Televisão esta semana nas edições do Jornal Hoje, vem exibindo reportagens sobre os problemas enfrentados por crianças brasileiras para conseguir estudar. Exibe também esforços de professores em todo o país para oferecer um ensino de qualidade. A primeira reportagem da série aborda um tipo de violência que desafia as autoridades; estudantes que agridem professores dentro e fora da sala de aula. No Paraná educadores vão usar parte do horário das aulas para tentar encontrar saída para enfrentar o problema.
A diretora de uma escola do Paraná que não quis se identificar, relata que foi rendida por quatro jovens e abrigada a dirigir por uma hora e meio sob a mira de uma revolver até ser abandonada à beira de uma rodovia. Pouco tempo depois a policia prendeu três dos quatro assaltantes. ERAM ALUNOS DA ESCOLA. Dois deles menores de idade, que já tinham sido suspensos por agressão a professores e colegas. A diretora disse que eles a ameraçara de morte caso ela chamasse a imprensa.

......

Outra agressão. Um aluno de 18 anos atacou uma professora com uma barra de ferro ferindo-lhe o braço. Depois com a ajuda dos colegas ele pós fogo nas cortinas da sala e no livro de ocorrências da escola. "NÓS NÃO ESTAMOS PREPARADOS PARA LIDAR COM MARGINAIS. NÕS ESTAMOS PREPARADOS PARA DAR AULAS", dissse a professora.

Confira estas informações no site www.redeglobo.jornalhoje/com

3 comentários:

Lêda Gonçalves de Freitas disse...

Delma, querida,
Esta situação de violência não é nova. A CNTE tem uma pesquisa sobre a violência contra os professores. Penso que toda a mídia deveria pautar esse tipo de problema. Assim,a sociedade poderia se comprometer muito mais com a causa dos professores.
Gostei da sua análise.
Abraços,

Almira disse...

A violência contra professores é mais comum do que se imagina. Não sei se felizmente ou infelizmente, mas os alunos são conhecedores dos seus direitos e sabem que a lei de certa forma estão do lado deles.Se hoje em dia nem os pais podem corrigir seus filhos imagine professor! Concordo com a professora, com certeza a sociedade pode ajudar e muito.

Anônimo disse...

Onde vamos parar com essa violência nas escolas? A saída é começar pelos pais,pois a maioria deles instigam os filhos contra os professores. Só estando numa sala de aula para se ter uma noção do que estou falando. Essa progressão continuada prejudica ainda mais os alunos," pois vou passar de ano mesmo, pra que estudar?" Precisa-se impor limites a esses jovens.