quinta-feira, 19 de abril de 2007

Aquecimento Global e Educação Ambiental: Uma Pedagogia da Sobrevivência?


Desde que nos entendemos por gente, sempre ouvimos falar da importância de se preservar o meio ambiente, de sermos contra o desmatamento das florestas, etc. Tudo isso em prol do nosso bem, de um futuro mais tranquilo para a humanidade. Pois bem, esse futuro já chegou, e ele vem até nós de forma preocupante e alarmante.

A existência de atmosfera é essencial para a manutenção da biosfera terrestre. Se não existisse essa estrutura gasosa, não ocorreriam ventos, nuvens, chuvas e outros fenômenos e, não haveria vida na Terra. A natureza dá sinais aos inquilinos, animais principalmente, que é preciso agir e rápido para preservar o planeta.Segundo George Bernard Shaw, dramaturgo irlandês (1856-1950) “Os seres humanos nascem ignorantes, mas são necessários anos de escolaridade para torná-los estúpidos”. Isso mostra quanto o ser humano está despreparado para uma crise ambiental.Genebaldo Freire Dias diz que: “O Brasil não tem uma política educacional definida, muito menos uma política para a chamada Educação Ambiental”. O Brasil melhorou alguns de seus índices: maior expectativa de vida, mais alfabetização, maior espaço para as mulheres, menor taxa de mortalidade, porém não melhorou seu nível de conscientização frente aos problemas ambientais. Qual a relação entre o Brasil e a Educação Ambiental (EA) com o Aquecimento Global? Tudo.

É através da EA que podemos mostrar a sociedade em geral como o homem modifica o ambiente empurrado por padrões de consumo insustentáveis, impostos por matrizes de desenvolvimento insanos, associados a um crescimento populacional.


2 comentários:

Angélica disse...

A crise ambiental em que estamos vivemos agora é puro reflexo do consumismo excessivo. Mas e agora que já atingimos esse nível o que devemos fazer? Deixar de consumir? Esse não é o caminho, creio que podemos melhorar se conseguirmos mudar alguns hábitos. Volta e meia percebemos que esta em nossas mãos, e que se não conseguirmos mudar esse quadro de degradação ambiental, é porque realmente não fizemos nada para que isso acontecesse...

mirelly disse...

É realmente é isto que esta acontecendo com o nosso planeta, esta cada vez mais inacessível a vida na terra. Semana passada o nosso professor Marcos Grans nos mostrou um filme '' A idade do Brasil'' a atriz nos dizia assim:
''A primeira paisagem deste país que os portugueses avistaram foi o monte pascal, nós brasileiros somos abençoados pela natureza ,pois a nossa floresta amazônica é a maior do mundo inteirinho, o Brasil é uma terra maravilhosa com muitas terras férteis, já foi o maior produtor em açúcar no séc 17, no séc 18 foi rico em ouro e no séc 19 um grande produtor de café, rico em água potável num planeta onde cada vez se torna escasso. O Brasil é assim muito rico e muito pobre, nosso país esta sendo poluído por causa da modernidade e nos não vamos fazer nada?! Milhares de árvores são cortadas por dia, destruir florestas um patrimônio natural que ignorância!''

Mirelly Ribeiro