segunda-feira, 23 de abril de 2007

Poesia: Vi Gente! (J. Reinaldo)


Eu me coloquei a pensar, e saindo de mim mesmo me dispus a comtemplar o mundo

Contempla-lo de fora, como se a ele eu não pertensesse

Olhando daqui me questionei, se algo poderia ser feito...

A máquina da desumanização está a solta, está a transformar homens em trapos esfarrapados

Vejam só! Ela está a esmagar os sonhos, a destruir quem se atreva a lutar...

Olhem só! A máquina está a falar, declarando que é hora de correr em busca dessa tal prosperidade...Mas ela mesma sabe que a maioria não alcançará a linha de chegada.

Vi gente, muita gente...homens e mulheres

Vi jovens, velhos e crianças na margem do caminho

Vi lágrimas, sofrimento, vi o lamento dos esmagados, dos chamados derrotados!

"São vagabundos!" Esse é o grito que ouço dos que estão a frente na corrida

Vi vidas, muitas vidas, mas elas passaram desapercebidas

Vi rostos, muitos rostos, com vergonha de suas feridas

Vi dor e medo no olhar daqueles desumanizados... Mas ouvi da Máquina: "É assim mesmo, nada pode ser feito"

Vi corações que já quase não batiam, vi asas que já não se abriam

Vi mãos que já estavam cativas, vi muitos olhares mirados no chão

Continuando a contemplar, vi que alguns começaram a se levantar e a trilhar um caminho oposto ao da maioria...

Então comecei a ver o que antes não via... Vi utopias a brotar desses tais desgraçados!

Vi a força para lutar, pois eles começaram a marchar

Vi gente, muita gente a mudar de direção... Caindo em mim percebi que, não posso estar aqui sem lutar, sem falar, sem me expor... Não posso estar aqui por simplesmente estar, querendo salvar a minha pele, sendo omisso ao que me concerne.

É o momento de seguir outro caminho, muito pode ser feito por aqueles que não tem medo de sonhar!

3 comentários:

Lêda Gonçalves de Freitas disse...

Um belo poema,parabéns!
Lêda

Almira disse...

Lindo esse poema! Tudo a ver com a educação. Não podemos ver as coisas acontecendo ao nosso redor e continuarmos de braços cruzados. É preciso lutar por um mundo e uma educação decente!!

angela disse...

O poema é TRISTE, porém com um final FELIZ,onde na reflexão percebemos que tudo depende do olhar humano em prol daqueles menos favorecido, e que juntos podemos mudar a realidade de muitos que são excluídos e oprimidos pelo poder da máquina que esmaga dia-a-dia.