terça-feira, 10 de abril de 2007

AVANÇO DA TECNOLOGIA
ÁLCOOL PRODUZIDO EM FUNDO DE QUINTAL



No momento em que o mundo inteiro discute questões básicas e importantes para a sobrevivência do planeta Terra, para tentar encontrar saida para resolver o problema com o aquecimento global, os agricultores brasileiros estão fazendo a sua parte.
Nos últimos anos tem aumentado a produção de combustíveis altenativos, sobretudo o álcool. Além de ser fonte de energia mais limpa em comparação aos combustíveis fósseis, como a gasolina e o óleo diesel, o etanol brasileiro tem custo muito mais baixo do em comparação ao produto elaborado por outros paises. Basicamente graças à matéria-prima utilizada, a cana-de-açúcar. É importante observar que não são apenas os grandes empresários rurais que têm acesso à produção do etanol. Com tecnologia desponíveise barata, pequenos agricultores estão montando mini-usinas em suas próprias fazendas, produzindo álcool e conseguindo abastecer seus carros com o próprio combustível. Não podemos esquecer que o custo de produção desse álcool é baixo e equivale a 10% do que os produtores rurais gastariam nos postos de abastecimento.
Você poderá conferir esta reportagem e outras na edição, GLOBO RUAL - ABRIL 2007 - ANO 22 - N.258 ou no SITE psoares@edglobo.com.br

4 comentários:

José Reinaldo Oliveira disse...

A busca por novas alternativas é sempre um momento de reflexão, onde ficamos parados diante das encruzilhadas, analizando o melhor caminho a ser trilhado. É isso o que o Brasil fez, vendo os problemas que aflingem a sociedade mundial, no que diz respeito aos combustiveis fósseis. Até que enfim chegams na frente em alguma coisa que não seja o futebol ou o samba!Vejam só,até a atenção do Bush nós conseguimos chamar; sem falar no ciúminho que despertamos no chefão do petróleo sulamericano, Hugo Chavez!Da-lhe Brasil!!!

Mery Souza disse...

Acredito que todas as alternativas encontras para equilibrar o aquecimento global sejam louváveis...E que pena que so agora estamos dando atenção merecida a um fato tão importante...É parabéns a esses agricultores que tiveram essa iniciativa...Tomara que nossos governantes estejam vendo todo esse esforço.

Angélica disse...

O nosso planeta esta pedindo socorro!
Se todos tivessem iniciativas como essa em todos os setores, acredito que poderíamos socorre- lo a tempo.

Almira disse...

Apesar dos cientistas terem alertado para esse problema a muito tempo, nunca é tarde para tomar uma iniciativa. Parabéns a esses agricultores.