domingo, 1 de abril de 2007

Conteúdo cultural e educacional na TV





Há algumas semanas, no programa Caldeirão do Huck, exibido pela Rede Globo, está sendo veiculada uma disputa entre jovens do Ensino Médio referente à soletração palavras. O nome do quadro é Soletrando, onde os adolescentes devem soletrar as palavras sorteadas, onde o prêmio final será uma poupança de 100 mil reais para ser investido na educação do vencedor.
Na reportagem que segue no link logo abaixo, foi defendido a idéia de que o programa não mostra só a questão da decoreba de palavras. Os consultores Sérgio Nogueira e o músico Tony Belloto fazem definições e mostram sinônimos dos termos que devem ser soletrados no decorrer da prova. Pode não melhorar o desempenho dos alunos de um modo geral, mas se trata de uma competição divertida e educativa.

http://revistaescola.abril.com.br/coluna_denise/

4 comentários:

Unknown disse...

O assunto realmente é interessante!
Pois é uma forma de está incentivando a educação,e de modo especial esses adolencentes...outra questão bem colocada é simplesmente da brincadeira sádia que acabou tornando-se,ou seja,a promoção da educação!!!Onde em nosso país o descaso é conseqüencia dá não incentivação,tanto parte dos alunos como professores,pais e do governo.
E o melhor um dos adolescentes que ira ganhar este benefício,poderá está investindo na sua vida escolar.

Almira disse...

Concordo com a Jaquelane quando disse que o assunto é interessante. Eu assisto todos os sábados junto com minhas filhas, fazemos competições para ver quem acerta as palavras e é muito legal pois, além da diversão elas estão aprendendo. Aprovo essa iniciativa, pois não é o caso só da decoreba você pode aprender com as explicações do professor a escrever corretamente que é o mais importante.

Carol disse...

Esse quadro é mais uma imitação que assim como o Big Brother foi importado da Europa. Cadê nossa criatividade? Incentivar alunos de ensino médio a escrevrem melhor...é quase que uma obrigação deles digo dos alunos, já passaram muito tempo na escola e, se não aprenderam é porque a educação não foi eficaz....e aí achamos o máximo quando os alunos acertam! Por que não brincam com as crianças de 1a a 4a série??? Respondo: Por que têm medo de mostrar a realidade do Brasil...basta conferirmos o exame SAEB.

Lígia disse...

Gostei muito desse programa. Fico soletrando as palavras com meus dois irmãos, é uma forma diferente de aprendermos.
Vejo também que é sempre bom estudarmos!! Imaginam porque né?!?